A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

04/04/2011 16:13

Índios permanecem em fazenda de Bonito há 22 dias e decisão caberá ao STF

Jorge Almoas

Grupo de 15 índios da etnia kadiwéu continua acampado na Fazenda Santa Clara, a 65 quilômetros de Bonito, há 22 dias e a decisão sobre a situação caberá ao STF (Supremo Tribunal Federal).

A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul afirmou não ter competência para julgar o pedido de revigoramento da liminar que mantém a posse da fazenda aos proprietários. Por conta disso, o processo seguiu nesta segunda-feira para Brasília.

Norival Nunes, advogado da família proprietária da fazenda, acrescenta que foi solicitada urgência no julgamento do pedido. Há três semanas, um casal de funcionários foi mantido refém pelos indígenas.

Foi necessária intervenção da Funai (Fundação Nacional do Índio) para retirada dos funcionários do local, além de obrigar os índios a desocupar a sede da fazenda.

Segundo os proprietários, os indígenas têm roubado e matado gado, mas as informações não foram confirmadas.

Os índios kadiweu que moram na reserva próxima à fazenda Santa Clara reivindicam a demarcação da propriedade como área indígena. No entanto, os proprietários conseguiram na justiça, em 2003, liminar de manutenção da posse da área.

Outra invasão – Em Miranda, indígenas da etnia terena invadiram a Fazenda Petrópolis, de propriedade do ex-governador Pedro Pedrossian. Na fazenda, o clima é tranqüilo.

Na propriedade vizinha, Charqueada, o clima é mais tenso. Os indígenas estão com foice, machado, arcos e lanças, e não aceitam o diálogo.

Índios invadem novamente fazenda de Pedrossian, em Miranda
Outra propriedade também foi invadidaGrupo de aproximadamente 50 indígenas invadiu no início da tarde desta segunda-feira a fazenda Petrópolis, em M...
Ìndios kadiwéu acusam Funai de participar de tortura em aldeia
Há 3 meses, índios da aldeia São João, em Bonito, tentam afastar da coordenação da Funai no município coordenadores que teriam assistido a sessão de ...
Funai vai tentar libertar peão feito refém e PF deve auxiliar na segunda-feira
Depois da divulgação da situação da fazenda Santa Clara, em Bonito, onde os índios kadiweu mantém um peão e a esposa reféns desde terça-feira, a Funa...
Índios kadiweu mantém há três dias peões reféns em fazenda de Bonito
Um peão e a esposa que trabalham na fazenda Santa Clara, localizada em Bonito, são mantidos reféns pelos índios da etnia kadiweu, que invadiram a pro...



Latifundiario é assim mesmo! Pensa que ainda estamos no tempo do "coronel".Além de acusar os índios de "invasor" e não ocupantes, os qualifica,agora , como homicidas e ladrões,abigiato! Enquanto espera a decisão da justiça, xingam nossos indígenas! Tá na hora de se ouvir o outro lado, direito basico no jornalismo!
 
samuel gomes-Campo Grande-MS em 04/04/2011 08:50:08
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions