ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Índios permanecem em fazenda de Bonito há 22 dias e decisão caberá ao STF

Jorge Almoas | 04/04/2011 16:13

Grupo de 15 índios da etnia kadiwéu continua acampado na Fazenda Santa Clara, a 65 quilômetros de Bonito, há 22 dias e a decisão sobre a situação caberá ao STF (Supremo Tribunal Federal).

A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul afirmou não ter competência para julgar o pedido de revigoramento da liminar que mantém a posse da fazenda aos proprietários. Por conta disso, o processo seguiu nesta segunda-feira para Brasília.

Norival Nunes, advogado da família proprietária da fazenda, acrescenta que foi solicitada urgência no julgamento do pedido. Há três semanas, um casal de funcionários foi mantido refém pelos indígenas.

Foi necessária intervenção da Funai (Fundação Nacional do Índio) para retirada dos funcionários do local, além de obrigar os índios a desocupar a sede da fazenda.

Segundo os proprietários, os indígenas têm roubado e matado gado, mas as informações não foram confirmadas.

Os índios kadiweu que moram na reserva próxima à fazenda Santa Clara reivindicam a demarcação da propriedade como área indígena. No entanto, os proprietários conseguiram na justiça, em 2003, liminar de manutenção da posse da área.

Outra invasão – Em Miranda, indígenas da etnia terena invadiram a Fazenda Petrópolis, de propriedade do ex-governador Pedro Pedrossian. Na fazenda, o clima é tranqüilo.

Na propriedade vizinha, Charqueada, o clima é mais tenso. Os indígenas estão com foice, machado, arcos e lanças, e não aceitam o diálogo.

Nos siga no Google Notícias