ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Índios plantam lavoura em 300 hectares de fazendas invadidas em Sidrolândia

Edivaldo Bitencourt | 30/10/2013 14:22
Índios trabalham no cultivo de milho em área invadida em Sidrolândia (Foto: Divulgação)
Índios trabalham no cultivo de milho em área invadida em Sidrolândia (Foto: Divulgação)

Os índios plantaram em aproximadamente 300 hectares das seis fazendas ocupadas em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande. Eles contaram com o apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio), que doou óleo diesel para o cultivo de diversas culturas, desde feijão até milho.

Desde maio deste ano, os índios ocupam as fazendas Buriti, Lindóia, Cambará, Estrela, São José e 3R. Segundo o coordenador técnico da fundação, Jorge Antônio das Neves, os índios plantaram abóbora, melancia, milho, feijão de corda e arroz, entre outros.

Segundo Neves, a Funai doou óleo diesel para os tratorees utilizados no preparo da terra. Foram doados aproximadamente R$ 50 mil em combustível. Os índios compraram sementes e insumos. 

Durante o plantio, nesta semana, os indígenas comemoraram, nesta semana, o plantio na área. Eles portavam cartazes com a frase "área retomada", como eles definem as áreas consideradas tradicionalmente indígenas que foram reconhecidas pelo Governo federal. 

Eles estão nas áreas desde maio deste ano, quando a tentativa de desocupação causou a morte do índio Oziel Gabriel durante confronto com a Polícia.

Os índios exigem a ampliação da reserva Buriti de 2.090 hectares para 17 mil hectares. No entanto, a entrega das 28 propriedades rurais depende do pagamento das indenizações pelo Governo federal. Um grupo de técnicos estão na região fazendo o levantamento das benfeitorias e do valor da terra nua.

Estima-se que o valor total das indenizações fique em torno de R$ 200 milhões. A Funai já concluiu o levantamento da benfeitoria em 25 das 28 propriedades. Os donos das fazendas Cascata, Furna da Estrela e Água Clara impediram o acesso às propriedades. Um dos donos, o prefeito de Sidrolândia, Ary Basso (PSDB), justificou o veto. “Nossa terra não está a venda e só vamos permitir o acesso com ordem judicial”, explicou o tucano.

Os índios esperam uma solução, a entrega das terras, até 30 de novembro deste ano. No entanto, o pagamento da indenização depende da disponibilização de recursos pela União.

Nos siga no Google Notícias