ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 29º

Interior

MP denuncia réus da Operação Atenas por tráfico de influência e improbidade

Helio de Freitas, de Dourados | 30/12/2014 09:23
MP denuncia réus da Operação Atenas por tráfico de influência e improbidade

Duas semanas antes de serem julgados em plenário por quebra de decoro, o presidente afastado da Câmara de Naviraí, Cícero dos Santos, o Cicinho do PT, e o advogado e vereador Marcus Douglas Miranda (PMN) enfrentam mais duas denúncias feitas pelo Ministério Público como resultado das investigações da Operação Atenas, da Polícia Federal.

Preso desde 8 de outubro na penitenciária da cidade, localizada a 366 km da capital e réu em ação penal instaurada no dia 30 do mesmo mês por crimes de organização criminosa, corrupção passiva, peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro, Cicinho do PT agora é acusado de tráfico de influência e improbidade administrativa.

Cumprindo prisão domiciliar por ser advogado, Marcus Douglas já responde a processo por organização criminosa, corrupção passiva e peculato e agora também é acusado de tráfico de influência (penal) e improbidade (área cível).

A denúncia por tráfico de influência foi aceita no dia 25 de novembro pelo juiz Paulo Roberto Cavassa de Almeida e pode render mais uma condenação que varia de dois a cinco anos de reclusão. Já a acusação por improbidade administrativa ainda está na fase manifestação dos advogados de defesa e se forem condenados os vereadores podem ser obrigados a ressarcir o erário público, podem perder os direitos políticos por até dez anos e ficarem impossibilitados de manter contrato com o poder público, além do pagamento de multa.

Pelos crimes atribuídos na ação penal instaurada no dia 30 de outubro, Cicinho do PT pode ser condenado a 46 anos de prisão. Já Marcus Douglas pode pegar até 32 anos se for condenado pelos três crimes em que é réu junto com Cícero e outras 11 pessoas.

Cassação – Está prevista para o dia 12 de janeiro de 2015 a sessão extraordinária da Câmara de Naviraí para votação do relatório da Comissão Processante instaurada para apurar quebra de decoro por parte de Cícero dos Santos, Marcos Douglas, Adriano José Silvério e Carlos Alberto Sanches, o Carlão – os dois últimos em liberdade.

O presidente da comissão, Márcio Scarlassara (PSDC), informou ao Campo Grande News que o relatório já está pronto para ser levado a plenário. Além dele, fazem parte da comissão os vereadores José Roberto Alves e Mário Gomes.

Alves e Gomes chegaram a ser denunciados pelo Ministério Público acusados de fazer parte do esquema de corrupção operado por Cícero e Marcus Douglas. Entretanto, a Justiça rejeitou a denúncia contra eles e contra outros três vereadores da cidade.

Cícero dos Santos, o Cicinho do PT, é acusado de ser o “cabeça” do esquema de corrupção montado na Câmara (Foto: Eliel Oliveira)
Cícero dos Santos, o Cicinho do PT, é acusado de ser o “cabeça” do esquema de corrupção montado na Câmara (Foto: Eliel Oliveira)
Nos siga no Google Notícias