ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Réu em ação por corrupção foi feito presidente em eleição antecipada

Helio de Freitas, de Dourados | 05/12/2014 08:58
Afastado e réu por corrupção, Elias Alves foi escolhido em eleição realizada em maio de 2013 para presidir a Câmara a partir de janeiro de 2015 (Foto: Arquivo)
Afastado e réu por corrupção, Elias Alves foi escolhido em eleição realizada em maio de 2013 para presidir a Câmara a partir de janeiro de 2015 (Foto: Arquivo)

A Câmara de Vereadores de Naviraí, cidade a 366 km de Campo Grande, devastada pela Operação Atenas, da Polícia Federal, em outubro deste ano, havia realizado com 20 meses de antecedência a eleição da mesa diretora, mas o presidente e o vice, eleitos em maio de 2013, não poderão assumir o cargo em 1º de janeiro.

Elias Alves (Pros) e Vanderlei Chagas (PSD) estão afastados por serem réus em ação penal e respondem a processo de cassação por quebra de decoro. Agora o vereador Antonio Carlos Klein (PDT) quer anular a eleição. Klein informou ao Campo Grande News que na sessão de segunda-feira, dia 8, vai apresentar em plenário o pedido de anulação.

A história começou no início de 2013, um mês após a posse dos 13 vereadores eleitos em outubro de 2012. Cícero dos Santos, o Cicinho do PT, que havia sido eleito para presidir a Câmara em 2013 e 2014, convenceu os colegas a mudarem o Regimento Interno da Casa, para permitir que a eleição fosse feita em qualquer tempo.

A investigação da Polícia Federal revelou que Cicinho “comprou” sua eleição, para a presidência da Câmara, oferecendo dinheiro e cargos aos demais vereadores.

Antes da mudança na lei, o regimento determinava que a eleição fosse na última sessão ordinária do ano em que se encerra o mandato da respectiva mesa diretora, ou seja, o presidente a assumir em janeiro de 2015 deveria ser eleito na última sessão de 2014.

Com o regimento alterado, Cícero dos Santos, que está preso acusado de comandar o esquema de corrupção na Câmara, convocou a eleição da mesa diretora e em maio de 2013 o vereador Elias Alves foi eleito como presidente, Vanderlei Chagas como vice-presidente e o atual presidente em exercício, Moacir Aparecido Andrade, como secretário.

Fora da Câmara – Só que a operação da Polícia Federal desmontou os planos do grupo liderado por Cícero dos Santos. Além de Cicinho, outros quatro vereadores foram presos e Elias Alves e Vanderlei acabaram se tornando réus na mesma ação penal, acusados de organização criminosa. Eles podem ser condenados a pena de 3 a 8 anos de prisão. Moacir também foi denunciado pelo Ministério Público, mas o juiz Eduardo Magrinelli Júnior não acatou a denúncia alegando não existir contra ele indícios suficientes para transformá-lo em réu.

“Na sessão da próxima semana vamos propor a anulação dessa eleição feita no início de 2013 e solicitar uma nova eleição. O presidente e o vice-presidente eleitos naquela eleição antecipada hoje estão afastados dos cargos e são réus em ação penal, portanto não podem presidir a Câmara”, afirmou Antonio Carlos Klein ao Campo Grande News.

Nesta semana a Câmara de Naviraí aprovou outra proposta do vereador, que também é advogado e assumiu a cadeira com o afastamento dos legisladores acusados de corrupção. O projeto de resolução apresentado por Antonio Klein muda o Regimento Interno da Câmara e restabelece os prazos para eleição da mesa. Com isso, a mesa diretora do Legislativo de Naviraí voltará a ser eleita na última sessão do ano.

Voto aberto – Outra mudança aprovada após a Operação Atenas, também por sugestão de Antonio Klein, foi o fim do voto secreto em processos de cassação de vereadores e prefeito e na eleição da mesa. “A próxima eleição do presidente e os processos de cassação dos vereadores afastados serão feitas com voto aberto”, informou ele.

Duas comissões processantes estão em andamento na Câmara de Naviraí. A primeira foi instaurada contra Cícero dos Santos, Marcus Douglas Miranda, Adriano José Silvério, Carlos Alberto Sanches e Solange Melo. Todos continuam presos, mas Solange renunciou no dia 7 de novembro. A segunda comissão foi aberta contra Elias Alves, Gean Carlos Volpato (PMDB) e Vanderlei Chagas.

Vanderlei Alves, eleito para vice-presidência da Câmara, também está afastado e responde ação na Justiça (Foto: Arquivo)
Vanderlei Alves, eleito para vice-presidência da Câmara, também está afastado e responde ação na Justiça (Foto: Arquivo)
Nos siga no Google Notícias