ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

MPE pede que Sejusp explique proibição de tatuagens em candidatos de concurso

Alan Diógenes | 08/05/2014 21:19
MPE solicita que Sejusp exemplifique quais tatuagens são proibidas para o cargo de bombeiro militar. (Foto: Divulgação)
MPE solicita que Sejusp exemplifique quais tatuagens são proibidas para o cargo de bombeiro militar. (Foto: Divulgação)

O MPE (Ministério Público Estadual) solicitou que a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) explique as restrições do Edital para o ingresso no curso de formação dos soldados do Corpo de Bombeiros Militar, em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande. No documento, o órgão proíbe a inscrição de candidatos que tenham tatuagens pelo corpo.

De acordo com o promotor de Justiça Amilcar Araújo Carneiro Júnior, o edital afirma que não são permitidas a presença de piercing ou tatuagem permanente em qualquer área do corpo, mas em momento algum fala sobre quais são as tatuagens proibidas. Desta forma, o promotor acredita que faltam informações no documento.

O promotor considerou ainda que no artigo 8º da Lei Estadual nº 3.808/2009, são requisitos indispensáveis, de caráter eliminatório, para o exercício das funções de policial militar ou de bombeiro militar, não apresentar qualquer tatuagem permanente no corpo, que expresse ou sugere qualquer ligação com gangues, organizações criminosas ou que estimule à violência e o uso de drogas, entre outras situações. Mas, estas informações não foram indicadas no edital.

Amilcar Araújo informou ainda que o simples fato de possuir tatuagem, não é motivo para exclusão do candidato de concurso público. Por esse motivo, o edital deveria ter exemplificado quais desenhos não são aceitáveis para a ocupação do cargo em questão.

Segundo Amilcar, a condição contida no edital afronta o princípio da igualdade, uma vez que a discriminação não é justificável e que o Estado tem o dever de tomar as devidas providências para que casos como esses não mais ocorram, evitando maiores transtornos. Foi por esse motivo que ele emitiu a recomendação à Sejusp.

Nos siga no Google Notícias