ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Mundial de Corrida de Aventura deve gerar empregos e movimentar economia

Mariana Rodrigues | 24/08/2015 18:05
O evento foi lançado hoje (24), na sede do IHP. (Foto: Divulgação/Assessoria)
O evento foi lançado hoje (24), na sede do IHP. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Com 32 equipes de 19 diferentes países confirmados, Corumbá-distante 419 km de Campo Grande, recebe o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura. O evento foi lançado nesta segunda-feira (24), e deve gerar empregos e movimentar a economia local, já que a estimativa é receber mais de 300 pessoas, entre competidores, organizadores e integrantes das mídias esportivas.

Cerca de 40 jornalistas devem devem fazer a cobertura do Mundial e todo o material deve ser mostrado para mais de 30 países. Segundo uma das coordenadoras das prova, Silvia Shubi Guimarães é também a principal representante do Brasil na modalidade nos últimos anos, diz que um evento deste porte só acontece se tivermos a parceria e apoio de todos. “Foram anos competindo no Brasil inteiro e vários lugares do mundo, mas nunca tinha visto nada igual a isso aqui”, avaliou destacando as belezas do Pantanal.

O primeiro contato dela com a Planície Pantaneira ocorreu em 2013, durante uma reunião em São Paulo (SP). “Vai ser o percurso mais difícil que eles já fizeram na vida deles, mas também vai ser o mais incrível da vida de cada um”, garantiu.

Durante o lançamento que ocorreu na sede do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), o prefeito Paulo Duarte (PT), assinou o termo de cooperação com a Liga Outdoor, responsável pela execução de todo o Mundial. “Ações como essa mostram a cidade para o mundo, trazem empregos para cá e movimentam nossa economia”, ressaltou o chefe do Executivo municipal. Ele destacou ainda que está buscando parcerias para que o Mundial seja do tamanho que merece. "Nossa equipe e eu mesmo, pessoalmente, estamos buscando parcerias para que o Mundial seja do tamanho que merece, pois reconhecemos o que isso representa para a região e todo o legado que fica para a cidade. Os esportes de aventura só preservam nosso meio ambiente e fortalecem nosso potencial turístico".

Ângelo Rabelo, presidente do IHP e um dos responsáveis pela articulação que leva o mega evento para Corumbá também destacou a projeção mundial que a cidade ganhará durante esses 10 dias. “Vamos receber atletas do mundo inteiro para cruzar esse pequeno município do tamanho da Holanda”, comparou.

Mundial - O AR World Series reúne em várias competições os melhores atletas de endurance do mundo em eventos classificatórios ao redor do globo. As duas melhores equipes de cada uma dessas competições, ganham uma posição cobiçada na linha de largada do auge anual do esporte, o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura.

O Campeonato Mundial definiu o esporte de corrida de aventura e coroou as melhores equipes do mundo desde 2001. A cada ano um evento Qualifier é escolhido para sediar o campeonato. Esse ano é a vez do Brasil e a competição vai acontecer no Pantanal, centro-oeste Brasileiro.

A prova terá 700 km envolvendo as modalidades esportivas de técnicas verticais, orientação, mountain bike, stand up puddle, canoagem e trekking. A competição terá início na Baia Gaiva, no contorno da Serra do Amolar, onde o Rio Paraguai divide Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, cruzando pelo Porto São Pedro, Porto Rolon, Estrada Parque Pantanal, Albuquerque, até o Parque Marina Gatass, de onde os atletas irão remar em canoinhas rumo ao Porto Geral de Corumbá, linha de chegada do Campeonato. A premiação para a equipe vencedora é de US$ 75.000,00.

Nos siga no Google Notícias