A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

13/06/2015 11:13

Porto Murtinho comemora 103 anos com shows e desfile cívico

Juliana Brum
A Marinha do Brasil também desfilou em homenagem aos 103 anos (Foto - Divulgação)A Marinha do Brasil também desfilou em homenagem aos 103 anos (Foto - Divulgação)

Desfile cívico e shows fazem parte do calendário previsto em comemoração aos 103 anos do município de Porto Murtinho, localizado a 466km de Campo Grande, comemorado neste sábado (13).

Veja Mais
Porto Murtinho tem maior volume de chuva do Brasil nas últimas 24 horas
Vereadores de Porto Murtinho devem ressarcir R$ 115 mil aos cofres públicos

O desfile Cívico iniciou às 8h e contou a história da cidade desde o tempo da erva-mate até o turismo local conhecido em todo o Mato Grosso do Sul. Escolas municipais e estaduais participam do evento. Após o tradicional desfile o prefeito, Heitor Miranda (PT) inaugurou obras e contou com a presença de autoridades do Estado e prefeitos de municípios vizinhos.

A banda Casual e a dupla Vitor e Vinícius são as atrações que encerrarão as festividades nesta noite, na Praça de eventos da cidade.

Atualmente a economia local é movimentada pela pecuária que é o segundo município do em extensão do Estado, além do comercio local.

Murtinho se destacou por eventos culturais como a festa do Touro, ícone cultural tradicional na região que traz os touros Bandido e Encantado, semelhantes à festa de Parintins. O coral das "Meninas Cantoras" também são fruto desta terra que tornaram Porto Murtinho referencia cultural.

A região conta ainda hoje com diferentes etnias indigenas como: Kadiweus, Kaiovas e Terenas.

Por ser localizada margeada de importantes rios como: o Apa e o Paraguai em seus primórdios o Município logo atraiu o interesse de ricos comerciantes que viram no comércio de exportação e importação grande potencialidade de crescimento, fazendo da nascente Porto Murtinho o principal portal de entrada e saída de mercadorias. Na época a principal mercadoria local era a erva-mate. Até hoje o corredor fluvial é importante para o Estado.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions