ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Professores estaduais de Dourados vão defender greve em assembleia da Fetems

Helio de Freitas, de Dourados | 21/05/2015 14:30
Professores de escolas estaduais de Dourados durante assembleia nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Simted)
Professores de escolas estaduais de Dourados durante assembleia nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Simted)

Professores e servidores administrativos de escolas de Dourados, a 233 km de Campo Grande, aprovaram na manhã desta quinta-feira uma greve por tempo indeterminado na Rede Estadual de Ensino em protesto contra o governo do Estado.

A decisão foi tomada em assembleia no Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) e será levada para a assembleia da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), marcada para amanhã, na Capital.

Categoria cobra acordo – De acordo com a assessoria do Simted, a greve foi aprovada devido à decisão do governo de Mato Grosso do Sul de adiar para 2022 o piso de 20 horas semanais, contrariando acordo com a administração estadual anterior, de que o valor seria pago integralmente a partir de 2018.

A diretoria do sindicato douradense informou que os educadores recusaram a proposta e vão defender na assembleia da Fetems a posição tomada hoje em Dourados, para que o governo cumpra a lei. “A política do atual governo está fragmentando a luta da classe trabalhadora e se aceitarmos teremos consequências desastrosas para o conjunto dos trabalhadores no Estado”, afirmou Gleice Barbosa, do Simted.

Os professores anunciaram que vão aderir à paralisação nacional do dia 29 deste mês contra o projeto de lei da terceirização e incluir as reivindicações da categoria na pauta do protesto.

Proposta do governo – Nesta semana o governo do Estado propôs reajuste de 4,37% em outubro deste ano e a integralização do piso dos professores até 2022. Em janeiro de 2016, a administração se compromete a fazer a correção anual do valor.

O presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, considerou a proposta viável, mas afirma que o ideal seria aumento de 10,98% agora e o restante em seis anos. Entretanto, a proposta não contempla os administrativos.

Nos siga no Google Notícias