ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Saúde lança amanhã plano de contingência do mosquito da dengue

Força-tarefa com apoio do Exército tenta reduzir incidência do transmissor de doenças, que chega a 4% na 2ª cidade de MS

Helio de Freitas, de Dourados | 19/01/2016 15:13
Mutirões contra mosquito já percorreram 15 mil imóveis neste ano em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Mutirões contra mosquito já percorreram 15 mil imóveis neste ano em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)

Com 1.700 casos de dengue notificados em 2015 e 30 registrados na primeira quinzena de 2016, o município de Dourados, a 233 km de Campo Grande, lança nesta quarta-feira (20) o Plano de Ação Municipal para Contingência do Aedes aegypti 2016. As ações previstas no programa terão apoio do Exército e reforço de agentes de saúde contratados temporariamente para os mutirões nos bairros.

O lançamento será amanhã às 8h de, na Escola Municipal Armando Campos Belo, no Jardim Santa Brígida, onde a prefeitura realiza mais um mutirão de combate ao transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus.

O Liraa (Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti), realizado há duas semanas, mostrou que a infestação predial do mosquito é de 4,3% em média na cidade enquanto o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 0,1%. Isso significa que o Aedes foi encontrado em quatro de cada cem casas vistoriadas.

De acordo com a prefeitura, durante o mutirão desta quarta-feira, os agentes vão vistoriar os imóveis e orientar os moradores. Depósitos com larvas do mosquito serão eliminados. Caçambas serão levadas para os bairros da região para retirada de lixo.

Neste ano, segundo o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), 400 depósitos de água parada com larvas do mosquito já foram localizados durante os mutirões e 300 notificações foram feitas a moradores que não cuidam dos quintais.

Conforme o CCZ, 15 mil imóveis já foram vistoriados em 2016 no Canaã III, Cohab II, Jardim dos Estados, Parque das Nações II, Água Boa, nas regiões do Jardim Flórida, Parque do Lago e Novo Horizonte.

Nesta terça-feira foi publicado o decreto responsabilizando gestores e entidades públicas municipais, estaduais e federais que não cuidarem dos prédios para impedir a proliferação do mosquito. Quem não cumprir o decreto será multado.

Nos siga no Google Notícias