ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

MS sofre com “ilhas de calor” e radiação alta exige cuidados

Michel Faustino | 23/09/2015 14:50
"Ilhas de calor" agem sobre MS até o fim de semana e temperaturas serão elevadas. (Foto: Marcos Ermínio)
"Ilhas de calor" agem sobre MS até o fim de semana e temperaturas serão elevadas. (Foto: Marcos Ermínio)

Que os dias estão cada dias mais quentes, nenhum sul-mato-grossense pode negar. Nem “sombra e água fresca” tem conseguido aliviar o calorão provocado pelas altas temperaturas. Nesta quarta-feira (23), na Capital, por volta das 14h, a temperatura chegou a 37ºC, com umidade do ar 18%, índice considerado prejudicial à saúde. No Estado, a mais alta foi registrada em Coxim, onde a temperatura chegou a 40ºC.

Conforme o Inmet-MS (Instituto de Meteorologia de Mato Grosso do Sul), além das chamadas “ilhas de calor”, que atingem todas as regiões do Estado, o índice de radiação ultravioleta ficará com valores máximos.

Os efeitos adversos das altas temperaturas que se somam aos índices baixíssimos de umidade preocupa diversas categorias de trabalhadores, principalmente aqueles que estão diretamente expostos ao sol.

Em Campo Grande, por exemplo, foram registrados diversos casos de desmaios nos canteiros de obras por conta do forte calor, segundo o Sintracom ( Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande).

A recomendação do sindicato é de que os trabalhadores fiquem atentos e também as empresas de condições para que não ocorra esse tipo de situação danosa a saúde.

De acordo com o Inmet-MS, onda de calor persiste sobre o Estado até a sexta-feira (25), no entanto, a partir de amanhã (24) há possibilidade de chuva isolada em algumas regiões de Mato Grosso do Sul. Mesmo assim a umidade continua baixa, principalmente no norte e nordeste. Máxima amanhã de 40°C no norte e passando dos 37°c na capital.

No fim de semana a frente começa a oscilar e se desconfigura sobre o Estado, mas um canal de umidade se estabelece, com convergência de ventos úmidos que promovem chuvas ocasionais com trovoadas de forma esparsa.

Nos siga no Google Notícias