ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

OAB publica edital convocando sessão para julgar intervenção em MS

Aline dos Santos | 28/03/2014 08:18
Grupo quer saída de Júlio César e novas eleições na OAB. (Foto: Marcos Ermínio)
Grupo quer saída de Júlio César e novas eleições na OAB. (Foto: Marcos Ermínio)

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nacional publicou nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União, o edital da sessão extraordinária para julgar o pedido de intervenção na seccional de Mato Grosso do Sul. Conforme antecipado pelo Campo Grande News, o julgamento será em 7 de abril, a partir das 18h, em Brasília.

O pedido é assinado por 25 advogados, incluindo seis ex-presidentes da OAB/MS: Carlos Alberto de Jesus Marques, Carmelino de Arruda Rezende, Elenice Pereira Carille, Geraldo Escobar Pinheiro, Leonardo Avelino Duarte e Vladimir Rossi Lourenço.

Nesta semana, 81 dirigentes da entidade renunciaram para forçar a realização de novas eleições. O grupo quer a saída do presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. O relator do processo será o conselheiro federal Fernando Tadeu Pierro, do Acre.

A crise na entidade surgiu em razão contrato, firmando em agosto de 2013, entre Júlio Cesar e o então prefeito Alcides Bernal (PP). Além de receber R$ 11,2 mil por mês, valor 40% superior ao salário pago a um secretário municipal, Júlio César ganharia 15% sobre cada 0,0001 de acréscimo ao índice provisório de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) publicado sobre a resolução da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda).

O motivo da discórdia é o fato de Bernal também ser advogado e responder a processos éticos na OAB/MS, havendo, portanto, possibilidade de Júlio Cesar influir nos julgamentos.

Nesta sexta-feira acontece a primeira reunião do conselho após a renúncia coletiva. Foi formada uma comissão para monitorar a OAB no Estado e um advogado observador da OAB nacional vem hoje a Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias