ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Operação para retirar índios de fazenda tem Policia Federal, PM e bombeiros

Viviane Oliveira | 30/05/2013 08:12
Índios estão na área desde o dia 15 de maio.
Índios estão na área desde o dia 15 de maio.

Uma operação com homens da Polícia Federal, PM e do Corpo de Bombeiros foi montada em Sidrolândia para a reintegração de posse da fazenda Buriti. Nesta manhã, cerca de 20 viaturas estão na área para cumprir determinação da Justiça.

Ontem, em audiência para conciliação entre grupo terena e o fazendeiro Ricardo Bacha, não houve acordo e a ordem foi para o despejo dos índios.

O comboio policial saiu de Campo Grande por volta das 5 horas desta quinta-feira e negocia agora a retirada das famílias. A disposição, segundo o terena Vinícius Souza, é para resistir. “Os guerrreiros já disseram que não saem nem a pau”, conta.

A retirada deve ser feita por homens do Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), grupo especial da Polícia Militar, como em todas as reintegrações feitas recentemente no Estado.

O ex-deputado Ricardo Bacha garante que só ficou sabendo da operação há pouco é “Espero que eles saiam em paz, que não haja reação, porque estão cumprindo a Lei do País. Aquela terra não é indígena, não discuto a legitimidade da reivindicação dos indígenas e nós produtores juntos aos políticos podemos pressionar Brasília pra comprar terras para eles.

Ele voltou a dizer que espera do governo federal uma decisão definitiva para a questão. “Se no passado os indígenas foram ludibriados tenho absoluta certeza de que não foi por nós e sim pelo governo então cabe ao governo resolver”.

Nos siga no Google Notícias