ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Remédio contra gripe que ainda existe na rede pública será racionado

Fernanda Mathias e Luana Rodrigues | 19/05/2016 11:09
Não há mais Tamiflu nos postos de saúde da Capital (Foto: Fernando Antunes)
Não há mais Tamiflu nos postos de saúde da Capital (Foto: Fernando Antunes)

O secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, disse ao Campo Grande News que o remédio Tamiflu, usado no tratamento da gripe H1N1, que ainda há disponível na rede será racionado e fornecido de forma bastante criteriosa, somente aos casos em que apresentarem fortes evidências da doença.

Ele confirmou que a reserva de remédios está chegando ao fim, mas não quis informar quanto ainda existe para evitar alarde. Nos postos de saúde de Campo Grande, o medicamento está em falta. O remédio é fornecido pelo Ministério da Saúde e distribuído aos municípios pelas secretarias estaduais.

Secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, diz que faltou planejamento (Foto: Marcos Ermínio)
Secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, diz que faltou planejamento (Foto: Marcos Ermínio)

Para Nelson Tavares, houve falta de planejamento em âmbito nacional no dimensionamento da produção de vacinas e também do remédio Tamiflu. “Isso deveria ter sido discutido no ano passado, quando foram determinadas as doses e determinados os grupos prioritários”.

Hoje só há vacina para o chamado grupo prioritário, que está mais suscetível à doença e que representa 25% da população estadual. Sequer na rede particular é possível comprar as doses porque os laboratórios que as produzem não têm mais.

O secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, alerta que pacientes atendidos por planos de saúde devem ter o medicamento fornecido pelo convênio. “Transferir essa responsabilidade para o SUS (Sistema Único de Saúde) é ilegal. Pela Lei 9.656 que dispõe sobre obrigatoriedade dos planos com os pacientes, em casos de urgência e emergência são obrigados a custear todas as despesas, incluindo medicamentos”, adverte.

Nos siga no Google Notícias