A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 28 de Setembro de 2016

14/01/2016 13:07

Apesar de queda de 1,5% no volume de serviços, setor tem aumento na receita

Caroline Maldonado
Serviços de informação e comunicação diminuíram 4,4% (Foto: Caroline Maldonado)Serviços de informação e comunicação diminuíram 4,4% (Foto: Caroline Maldonado)

O volume de serviços prestados em Mato Grosso do Sul caiu 1,5%, em novembro de 2015, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A variação negativa vem depois de dois meses de aumento na demanda de serviços. Em setembro e outubro do ano anterior, o crescimento ficou na casa dos 3%, conforme pesquisa divulgada hoje (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Veja Mais
Seguindo o ritmo de meses anteriores, setor de serviços cresce 3,8% em MS
Na contramão do país, setor de Serviços de MS cresceu 3,3% em setembro

A receita nominal do setor, por sua vez, apresentou crescimento de 4%, frente ao mesmo período do ano passado. Porém, o aumento está abaixo do constatado nos dois meses anteriores. Em setembro, a alta foi de 8,6% e em outubro de 9,4%.

No Brasil, caiu em 6,3% o volume de serviços prestados em novembro, na comparação com igual mês do ano anterior. Essa foi a maior retração do setor desde 2012. Também houve variações negativas de 5,8% em outubro e de 4,8% em setembro.

Todos os segmentos registraram queda. Serviços prestados às famílias caíram 6,6%; serviços de informação e comunicação diminuíram 4,4%; serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram retração de 6,6%, transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio caíram 8,2%) e outros serviços apresentaram recuo de 7,4%.

As atividades turísticas registraram queda de 1,9%, em novembro, enquanto a receita nominal registrou variação negativa de 0,8% em novembro, em relação ao mesmo mês de 2014. Cinco estados mostraram queda no volume de serviços, segundo o IBGE. Na Bahia, o volume caiu 17,9%; no Amazonas, 15,0% e no Amapá, 14,7%.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions