A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 01 de Outubro de 2016

20/04/2016 10:22

Até agosto, Paraguai fará licitação de porto que poderá escoar grãos de MS

Caroline Maldonado
Secretários de MS se reuniram com autoridades paraguaias para discutir cooperação (Foto: Divulgação/Ministerio de Industria y Comercio do Paraguai)Secretários de MS se reuniram com autoridades paraguaias para discutir cooperação (Foto: Divulgação/Ministerio de Industria y Comercio do Paraguai)

O Governo paraguaio vai lançar até agosto deste ano a licitação para construção do Porto de Concepción. O país vizinho propôs facilitar o tráfego de caminhões bitrem com os grãos de Mato Grosso do Sul pela Ruta 5, rodovia que liga Pero Juan Caballero e Concepción. Após esses 210 quilômetros, a produção de soja e milho chegaria ao novo porto, que será construído, e seguiria para outros países. 

Veja Mais
Com recursos de U$ 1,5 mi Paraguai quer ampliar negócios com MS
Em reunião, Reinaldo e paraguaios definem prioridades para a logística

Essa seria uma boa alternativa em relação aos portos de Paranaguá e Santos, principalmente para a soja do Cone Sul de MS, na avaliação do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck; que esteve junto ao secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, na cidade de Concepción, no Paraguai, para tratar de questões de cooperação logística, na semana passada.

“Os produtores terão duas opções de utilização do Rio Paraguai: uma delas por meio de Porto Murtinho, no território brasileiro e a do Porto de Concepción, favorecendo a competitividade dos nossos produtos”, comentou Jaime.

A proposta de cooperação foi feita pelo ministro de Industria y Comercio do Paraguai, Gustavo Leite, o embaixador brasileiro no Paraguai. Ele esteve em Campo Grande, em março, quando anunciou investimentos de U$ 1,5 milhões em estradas e portos, que podem fortalecer as relações com Mato Grosso do Sul.

“Temos grandes empresas internacionais interessadas e acreditamos que a licitação seja concluída em 1º de agosto”, disse Gustavo. Segundo o ministro, o Paraguai pretende facilitar o tráfego de grãos em caminhões bitrem de MS, pela alfândega e nas estradas do país vizinho.

O governador de Concepción, Luis Urbieta; o diretor da Administración Nacional de Navegación y Puertos, Hector Duarte Chavez; o vice-ministro da Indústria, José Luis Rodríguez Tornaco e o ministro dos Transportes, Vice-Agustin Encina também participaram da última reunião.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions