A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 24 de Setembro de 2016

27/03/2016 09:10

Barbearias investem em produtos e bebidas e crescem em meio a crise

Mariana Castelar
Barbearia A Banca inaugurou há um ano e já tem três unidades. (Foto: Fernando Antunes)Barbearia A Banca inaugurou há um ano e já tem três unidades. (Foto: Fernando Antunes)

Com cerca de 100 a 150 atendimentos por semana, as barbearias da Capital não sabem o significado da palavra crise. De um ano pra cá, foram aproximadamente 50 estabelecimentos abertos direcionados ao público masculino. Com preços em torno de R$ 30 o corte de cabelo e R$ 25 a barba, os espaços oferecem estúdios de tatuagens, bebidas, videogame, e até roupas, a fim de tornar o ambiente mais descontraído e agregar valor ao serviço.

Veja Mais
Barbearia com uísque na caveira prioriza estilo 'lenhador' e decoração retrô
Barbearia de quase 50 anos espera ter vida mais longa que a Playboy

Um dos percursores deste segmento em Campo Grande, Thiago Doneda é proprietário da barbearia A Banca. Em um ano, o empresário fez o nome, expandiu e vai inaugurar sua terceira loja, que será em Dourados, nos próximos dias. Ele ainda tem um projeto de abrir suas duas primeiras franquias ainda este ano, uma em Três Lagoas e outra Corumbá.

Sem imaginar que o sucesso em tão pouco tempo, Thiago afirma que o segredo, além do bom atendimento, é investir no entretenimento. “Além dos barbeiros terem treinamento em São Paulo, nossos espaços oferece videogame, cerveja, boa música e um ambiente para papear com os amigos”. Com as duas lojas, A Banca realiza cerca de 2250 atendimentos mensalmente.

A KustomShop investe começou como loja de roupas masculinas e evoluiu para barbearia. (Foto: Divulgação)A KustomShop investe começou como loja de roupas masculinas e evoluiu para barbearia. (Foto: Divulgação)

Vendo na barbearia uma forma de crescimento para sua loja, os sócios Camila Basso e Thomaz Alves Correia montaram a loja a 262 KustomShop com foco em roupas masculinas, porém três meses depois, resolveram investir em uma barbearia no local.

“Os homens estão se cuidando mais, por isso, resolvemos expandir nossos serviços, que também tem a ver com a ideologia da loja. No início, tínhamos só roupas, mas poucos meses depois revolvemos montar a barbearia, depois veio o bar e o estúdio de tatuagem”. Segundo Camila, o atendimento e o público praticamente dobraram em um ano de barbearia, e hoje chega a cada um dos seus quatro barbeiros realizam de 45 a 50 atendimentos semanais.

Para o administrador Henrique Tezani esta proposta de descontração é o que faz tantos clientes aprovarem este novo serviço. "Faço minha barba duas vezes ao mês, mas vou pelo três vezes na semana para conversar com os amigos, ver o jogo, tomar um tereré ou uma cerveja. As barbearias viraram um ponto de encontro dos amigos".

Já o empresário Raphael Verão, de 30 anos, conta que vai ao barbeiro desde os 15 e hoje prefere as barbearias modernas. “Resolvi ir em barbearias especializadas porque locais como esses entendem mais do tipo de corte atual, por isso acho que vale pena este gasto".

Segundo os dados do Portal do Empreendedor, Mato Grosso do Sul tem 6.081 cabeleireiros, sendo 1.173 homens e 4.908 mulheres, já na Capital, são 2.674 cabeleireiros, sendo 530 homens e 2.144 mulheres.

Para o analista técnico do Sebrae-MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ), fazer do simples algo inovador é o grande motivo para o sucesso desse e tantos outros segmentos.

“Muitos empresários estão fazendo isso, que é agregar valor e serviço ao seu produto. Esta é a tendência de mercado. Fazer do simples algo novo. A profissão de barbeiro existe há muitos anos, mas se especializar em cortes, modelos, é novo. E para tornar sua loja algo mais interessante você investe em serviços que rodeiam o mundo do seu cliente, como produtos de estética masculino, lojas, tatuagem etc”.

Barbearia A Outra investe em cervejas diferentes e até tequila na caveira. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)Barbearia A Outra investe em cervejas diferentes e até tequila na caveira. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Na Invicta mesa de sinuca é uma das atrações. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)Na Invicta mesa de sinuca é uma das atrações. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions