ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Empresa de consultoria estima queda de 1,9% no PIB de MS em 2015

Priscilla Peres | 14/03/2016 11:29
Celulose é um dos setores que contribuíram para uma queda menor em 2015. (Foto: Fiems)
Celulose é um dos setores que contribuíram para uma queda menor em 2015. (Foto: Fiems)

Pesquisa realizada pela AE Consultoria e divulgada hoje pelo Valor Econômico mostra que todos os estados brasileiros tiveram queda no PIB (Produto Interno Bruto) de 2015. Mato Grosso do Sul está entre os que tiveram retração menos expressiva, com 1,9%, abaixo da média do país.

Os dados analisados para formar a estimativa do PIB, são baseados em pesquisas mensais de varejo (comércio e serviços), além de dados disponibilizados pelo Banco Central. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) só vai divulgar os dados oficiais de 2015 daqui há dois anos.

Entre as regiões, o Centro-Oeste teve queda de 3,8%, com maior destaque para a retração de Goiás, que chegou a 5,6%, enquanto no Distrito Federal foram 3% e no Mato Grosso 3,4%. Especialistas disseram à reportagem, que Mato Grosso do Sul se beneficiou com a desvalorização do real e as exportações.

"Há regiões mais voltadas para exportação, beneficiadas pela desvalorização cambial, como Centro-Oeste e Sul com relação a carnes, e a celulose mais no Mato Grosso do Sul", disse o economista Rodrigo Miyamoto do Itaú Unibanco.

O Estado é um grande exportador dos dois produtos, carne e celulose. Nos dois primeiros meses deste ano, por exemplo, foram exportados US$ 215 milhões em celulose, o que representa aumento de 39% em relação ao ano passado. O produto lidera o ranking estadual.

A carne bovina aparece como o quarto produto mais exportado entre janeiro e fevereiro, com US$ 49 milhões, mas queda de 20% em relação a 2015. No segundo e terceiro lugar aparecem o milho e a soja, respectivamente. O primeiro com crescimento de 138% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Nos siga no Google Notícias