ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Índice de inflação cai, mas nas ruas consumidor acha tudo mais caro

Bruno Chaves e Viviane Oliveira | 09/06/2014 10:03
Pesquisas de preços afirmam que viver em Campo Grande ficou mais barato no último mês (Foto: Arquivo/Rodrigo Pazinato)
Pesquisas de preços afirmam que viver em Campo Grande ficou mais barato no último mês (Foto: Arquivo/Rodrigo Pazinato)

A vida em Campo Grande ficou mais barata no mês de maio, afirmam pesquisas de levantamento de preços. O IPC (Índices de Preços ao Consumidor), calculado mensalmente pelo Nepes (Núcleo de Pesquisas Econômicas) da Universidade Anhanguera-Uniderp, revelou que a inflação caiu de 0,60% em abril para 0,58% em maio. Na prática, nas ruas, os consumidores desconfiam dos dados e dizem que a vida está mais cara e que precisam de muita pesquisa para encontrar preços mais em conta.

“Eu costumo comparar preços nos supermercados próximos a minha casa. Procuro dias de promoção, da verdura, da carne e outros produtos”, disse a dona de casa Maria Souza Oliveira, 57 anos.

A pesquisa divulgada hoje revelou que os maiores índices de inflação na Capital foram registrados nos grupos de Habitação (2,24%), Vestuário (1,13%) e Alimentação (0,25%). Já os grupos de Transportes (-1,72%), Despesas Pessoais (-0,23%) e Educação (-0,01%) apresentaram deflação. Os demais grupos ficaram com variações dentro da normalidade.

Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada da Capital atingiu 6,21% e ultrapassou a meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 4,5%. Nesse período, as maiores inflações acumuladas por grupo ficaram com Alimentação (10,04%) e Educação (8,10%).

Ainda conforme o IPC de maio, os produtos que mais contribuíram para a elevação da inflação do mês foram energia elétrica (0,67%), sapato feminino (0,03%), sapato masculino (0,03%), pão francês (0,03%), maçã (0,02%), pescado fresco (0,02%), tomate (0,02%), chicória (0,02%), bebidas alcoólicas (0,02%) e aluguel de apartamento (0,01%).

Para a dona de casa Rosemeire Ribeiro, 46, interpretar as pesquisas de inflação é uma tarefa complicada. “Hoje em dia você tem que fazer a sua pesquisa porque senão a gente não dá conta. Aí chega no final do mês, o dinheiro acabou e você não comprou o que tinha que comprar”, avaliou.

Para Rosemeire, interpretar as pesquisas de infllação é uma tarefa complicada (Foto: Cleber Gellio)
Para Rosemeire, interpretar as pesquisas de infllação é uma tarefa complicada (Foto: Cleber Gellio)

Energia puxa índice – Em maio, o grupo de Habitação foi o responsável pelo alto valor da inflação do mês. A explicação é o reajuste da tarifa de energia elétrica, autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“Sem esta alteração, a inflação seria extremamente baixa na Capital”, explicou o coordenador do Nepes, Celso Correia de Souza.

O grupo citado pelo coordenador apresentou inflação de 2,24% em relação ao mês de abril, alta considerada “fortíssima”. Entre os produtos e serviços que colaboraram com o aumentos estão o forno micro-ondas (16,26%), energia elétrica (9,41%), carvão (5,06%) e outros.

Outro grupo que apresentou elevação considerada alta pelo levantamento foi de Alimentação, registrando acréscimo de 0,25% (de 1,75% para 2%). O aumento de preços foi registrado em produtos como a chicória (23,04%), limão (15,67%), cheiro verde (14,87%), maçã (11,67%), etc.

Ao contrário daqueles que não se baseiam nos levantamentos de preços na hora de ir às compras, a dona de casa Deolina Miranda, 56, costuma olhar pesquisas de jornais para saber o que levar para casa. “Eu consigo comprovar no mercado o que falam as pesquisas”, contou. Dessa forma, ela afirmou que consegue ter uma ideia do que comprar.

Deolina acredita que pesquisas servem de base na hora de comprar produtos e serviços (Foto: Cleber Gellio)
Deolina acredita que pesquisas servem de base na hora de comprar produtos e serviços (Foto: Cleber Gellio)

Mais pesquisa – Outra pesquisa que mede a inflação de Campo Grande, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontou que no mês de maio o índice apresentou recuo de 0,52% em Campo Grande. A inflação fechou em 0,32%, média abaixo do 0,84% registrado em abril. O índice foi divulgado na sexta-feira (6).

O levantamento do Instituto Nacional revelou que o grupo “Alimentação e Bebidas” (com que da de 1,19% em abril para 0,58% em maio), mais uma vez apresentou desaceleração no ritmo de crescimento de preços.

Nos siga no Google Notícias