A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016

17/08/2016 11:42

MS tem o maior índice do país de trabalhadores empregados, diz IBGE

Priscilla Peres
Indústria foi o setor que mais empregou no trimestre. (Foto: Fibria) Indústria foi o setor que mais empregou no trimestre. (Foto: Fibria)

No segundo trimestre de 2016, Mato Grosso do Sul atingiu o maior percentual do país de pessoas empregadas. A taxa de ocupação somou 61,1%, com aumento de 1,3% em relação aos primeiros três meses do ano, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Veja Mais
Empresa produtora de tilápia quer gerar 800 empregos diretos em MS
Desemprego em MS aumenta, mas amparo da União é cada vez menor

O Estado também se destaca por ter a segunda menor taxa de desemprego entre as capitais analisadas. Enquanto que todas as regiões apresentaram aumento no índice, MS teve redução e terminou o segundo trimestre em 7%, perdendo apenas para Santa Catarina com 6,7%.

Claramente, os números do IBGE mostram uma recuperação no mercado de trabalho estadual. Os dados ainda revelem que, os serviços domésticos e a indústria foram os setores que mais empregaram no período.

O número de trabalhadores domésticos cresceu 15,7% no segundo trimestre comparado ao primeiro. Mas, em comparação ao mesmo período de 2015 os números são maiores e a alta chega a 27,7%.

Em relação a indústria, o crescimento de empregados cresceu 13,3% este ano, de um trimestre para o outro, porém é 1,5% menor que no segundo trimestre do ano passado.

A pesquisa do IBGE mostra ainda, que entre todos os segmentos de empregadores, apenas a indústria aumentou o valor pago ao trabalhador, que passou de R$ 1.655 para R$ 1.773 este ano.
Apesar das empregadas domésticas terem aumentado no trimestre, o rendimento médio caiu 14%.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions