A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 24 de Setembro de 2016

15/07/2016 11:35

Nova medida libera FGTS como garantia para crédito consignado

Renata Volpe Haddad

Trabalhadores do setor privado podem oferecer até 10% do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como garantia para empréstimo consignado, com desconto na folha de pagamento. O Senado aprovou a Medida Provisória ontem (14) e ela foi publicada hoje no Diário da União.

Veja Mais
Governo estuda uso do Fundo de Garantia como garantia de empréstimo consignado
Servidor terá até 96 meses para pagar empréstimo consignado

O que muda na prática, é que os trabalhadores vão ter aumento de margem de lucro para crédito, segundo o economista Sérgio Bastos. De acordo com a Medida Provisória, em caso de demissão sem justa causa, o funcionário pode oferecer até 100% do FGTS do valor da multa paga pelo empregador.

Em relação ao número de parcelas e taxa mínima mensal de juros, o Conselho Curador do FGTS que vai definir o que será cobrado pelas empresas consignatárias.

Segundo o economista, esta medida fará com que os trabalhadores do setor privado tenham maior acesso ao crédito consignado. "Com a Medida Provisória, o trabalhador pode ter aumento de garantia para ter novas operações de empréstimo", afirma.

Bastos diz ainda que antes, o salário ou o patrimônio era a garantia oferecida pelos trabalhadores às empresas de crédito consignado.

"O FGTS é um fundo que cada trabalhador tem, mas que não tem domínio sobre o valor que é descontado da folha de pagamento e repassado ao fundo que é administrado pelo Conselho Curador. Com essa mudança, o funcionário pode dar como garantia o fundo".

Governo estuda uso do Fundo de Garantia como garantia de empréstimo consignado
O governo estuda a possibilidade de o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ser usado como garantia para empréstimo consignado. A informação f...
Servidor terá até 96 meses para pagar empréstimo consignado
Desde de ontem (3), servidores públicos federais podem contratar empréstimo consignado em até 96 parcelas. Anteriormente, o limite para desconto em f...
Governo de MS mantém empréstimo consignado restrito a só dois bancos
A restrição de empréstimos consignados a dois bancos têm causado incômodo a servidores públicos estaduais de Mato Grosso do Sul. Os clientes não cons...
Governo bloqueia sistema e paralisa liberação de empréstimo consignado
A concessão de credito consignado para os servidores do Governo do Estado está paralisada desde a manhã de ontem (10). Segundo os corretores do crédi...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions