ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Taxa de juros de financiamento rural aumenta e governo vai pedir revisão

Renata Volpe Haddad | 02/07/2016 17:14

Começou a valer ontem (1) as novas taxas de juros dos contratos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) Rural. As taxas aumentaram de 7,65% a 10% para 8,5% a 11%, dependendo do tipo de investimento e do perfil do solicitante. Com isso, o Governo de Mato Grosso do Sul vai solicitar a revisão que foi aprovada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, esse aumento na taxa de juros vem em um momento inadequado. "Estamos em um período no qual o país precisa crescer. Temos uma restrição de demanda e até alguma dificuldade em aplicar os recursos do FCO. Como é um montante para financiar o investimento e o desenvolvimento, não tem sentido o CMN aprovar esse aumento na taxa de juro”.

Segundo Verruck, existe uma demanda represada de propostas no FCO Rural em Mato Grosso do Sul. Para garantir a continuidade dos investimentos em empreendimentos rurais, o Governo do Estado vai se posicionar sobre a medida do CMN na próxima reunião do Condel (Conselho Deliberativo) do FCO. O encontro vai acontecer no dia 6 de julho em Brasília e contará com a presença de todos os governadores do Centro-Oeste.

“Nós vamos nos posicionar, juntamente com o Condel na próxima semana, solicitando uma revisão dos percentuais. Esse financiamento é fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e para incrementar as atividades, principalmente dos pequenos negócios de médios e pequenos produtores. Não foi o momento correto de fazer essa revisão na taxa de juros”.

O secretário acrescentou que independente da elevação da taxa de juros, “vamos continuar trabalhando para atrair mais investimentos e estimular a utilização dos recurso do FCO. Apesar dessa situação, as taxas ainda ficam abaixo da inflação e são atrativas e competitivas para o produtor”.

Nos siga no Google Notícias