ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Esportes

Após bronze olímpico de Baby, judô aposta em "novo tempo" em MS

Gabriel Neris | 21/03/2013 08:54
Primeiro torneio sob nova administração foi realizada no final de semana na Capital (Foto: Divulgação)
Primeiro torneio sob nova administração foi realizada no final de semana na Capital (Foto: Divulgação)

Manter o crescimento do judô em Mato Grosso do Sul. Esse é o objetivo da nova diretoria da federação local, que assume a função num momento considerado por muitos o melhor da modalidade no Estado.

A nova diretoria é encabeçada pelo presidente Marcos Antônio Moura Cristaldo, que foi secretário de Meio Ambiente de Campo Grande, na gestão do ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB). Agora o desafio é corresponder às expectativas dos filiados que elegeram Cristaldo por unanimidade. A federação conta com 27 agremiações.

Até sem querer o momento ajuda o judô sul-mato-grossense. A medalha de bronze conquistada pelo campo-grandense Rafael Silva, o “Baby”, nas Olimpíadas de Londres do ano passado colocou o nome do Estado em exposição.

O último grande passo foi à mudança da judoca Ana Carla Rios Grincevicus de Campo Grande para Belo Horizonte. A atleta deixou a capital sul-mato-grossense para encarar novos desafios pelo Minas Tênis ainda em 2012.

Atualmente integram a seleção brasileira de judô, as atletas Ana Paula Prates, Layana Colman, Camila Gebara, Ana Paula Moraes, a própria Ana Carla e Felipe Alves. Todos foram convocados pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô) e estão fora do Brasil disputando o Circuito Europeu nas categorias sub-18 e sub-21.

Para o técnico Alessandro Souza Nascimento, os frutos foram plantados nos últimos oito anos pela administração de César Paschoal. “O judô cresceu 100%. Espero que o Cristaldo faça o mesmo, deixe os profissionais trabalhar e colha os frutos. A escolha dele foi unanime, estamos de braços aberto”, diz o treinador.

A reeleição do vereador João Rocha (PSDB) como vice-presidente da CBJ também reforça o crescimento do esporte no Estado. “Sempre nos ajudou. Acredito que o melhor sempre está por vir. Mato Grosso do Sul não está forte, está muito forte”, cita o treinador Marcos Moura.

Camila Gebara, no alto do pódio, é medalha de ouro no Circuito Europeu (Foto: Divulgação)
Camila Gebara, no alto do pódio, é medalha de ouro no Circuito Europeu (Foto: Divulgação)

Para Moura o avanço se deve ao trabalho realizado nas academias. “É a competitividade dos professores. Aqui é fortíssima. Não pode relaxar que a resposta vai estar no outro campeonato. A vontade de vencer dos treinadores passa para os atletas”, destaca.

O treinador conhece Cristaldo desde quando ainda eram atletas e competiam pelo Estado. “Somos contemporâneos. Depende agora do trabalho dele”, diz. Moura também dá dicas para que a administração seja coerente com os resultados obtidos. “Tem que fazer bem o meio-campo, o César minimizava os problemas com educação e conseguia resolver os problemas. Tinha bom trânsito com todas as academias e resolvia bem as crises. É o que a gente espera do Marcos, todo mundo quer vencer”, ressalta.

A primeira competição realizada sob comando de Cristaldo aconteceu no último final de semana, em Campo Grande. Mais de 700 atletas disputaram o Torneio Início no ginásio Guanandizão. A competição foi à primeira seletiva para os atletas que buscam chegar a seleção estadual.

“Estamos à frente da Federação há cerca de 20 dias, com a proposta de alavancarmos o esporte e os denominados atletas de desempenho. Atletas estes que irão participar dos jogos nacionais e internacionais representando o Brasil”, disse Cristaldo ao site da FJMS.

A reportagem entrou em contato com o novo presidente da entidade, que preferiu não conceder entrevista devido ao estado de saúde. O primeiro obstáculo de Cristaldo é se recuperar da dengue, a epidemia que atinge cerca de 40 mil pessoas na Capital.

Nos siga no Google Notícias