ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

Com apoio de Marcos Terena, Capital espera receber Copa do Mundo indígena

Paulo Nonato de Souza | 16/07/2015 18:48
O prefeito Gilmar Olarte com o líder indígena Marcos Terena, nesta quinta-feira, em Campo Grande (Foto: Divulgação
O prefeito Gilmar Olarte com o líder indígena Marcos Terena, nesta quinta-feira, em Campo Grande (Foto: Divulgação

Com a primeira edição prevista para o período de 20 de outubro a 1º de novembro deste ano em Palmas, no Tocantis, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, uma espécie de Copa do Mundo dos povos indígenas, deverá ter a sua segunda edição em Campo Grande.

Nesta quinta-feira, ao receber o coordenador dos Jogos, o aquidauanense Marcos Terena, uma liderança indígena reconhecida internacionalmente, o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, disse que a cidade entrou para valer na disputa para receber o evento no próximo ano.

A segunda edição ainda não tem o local nem mesmo o ano definidos, afirmou Marcos Terena em entrevista à imprensa. Segundo ele, durante os Jogos na cidade de Palmas serão convocadas todas as lideranças indígenas internacionais presentes para a formação de um Comitê Olímpico Internacional que terá a missão de decidir o ano e onde irá acontecer a próxima edição do evento.

A candidatura de Campo Grande foi apresentada na semana passada ao Ministério dos Esportes, e a presença de Marcos Terena nesta quinta-feira na cidade, sendo homenageado na Câmara Municipal com o título de “Visitante Ilustre, é vista pelo prefeito como um importante reforço na campanha pela sede dos Jogos.

“Já estamos trabalhando para receber os Jogos em 2016. Mato Grosso do Sul possui a segunda maior comunidade indígena do Brasil e Campo Grande concentra boa parte dessa população. Estamos confiantes e vamos ficar muito felizes com mais esta conquista É um evento mundial que dará muita visibilidade positiva para o nosso estado”, acredita.

Para os Jogos deste ano, 22 países já confirmaram representantes em Palmas, incluindo os Estados Unidos, Austrália, Japão e até a Rússia. São esperadas 2,2 mil indígenas de 24 etnias de várias partes do mundo. A corrida de tora, arco e flecha, arremesso de lança, canoagem, cabo de força e futebol masculino e feminino estão entre as modalidades.O ex-jogador Cafu, foi escolhido para ser o embaixador dos Jogos.

Nos siga no Google Notícias