ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Games

Com Switch prestes a chegar, vale a pena comprar console Nintendo?

Edson Godoy | 20/12/2016 14:03
Com Switch prestes a chegar, vale a pena comprar console Nintendo?

Março de 2017 marcará o início da comercialização do Nintendo Switch. O console que até pouco tempo atrás era tratado pelo misterioso codinome de Nintendo NX, foi anunciado oficialmente em outubro do presente ano e trará pela primeira vez uma experiência híbrido, onde o console funcionará tanto como um videogame portátil, quanto também um videogame de mesa. Mas digamos que você é fã da Big N e tem vontade de comprar um de seus consoles atuais agora neste natal. A pergunta que fica é: vale à pena?

Na parte de consoles de mesa, o atual sistema da Nintendo é o Wii U. O console vendeu até o momento cerca de 13 milhões de unidades, o que o coloca entre os (poucos) maiores fracassos de mercado da empresa japonesa até aqui. Isso significa que console é ruim? Longe disso. O Wii U tem ótimos jogos. Mas o que determinou então o seu fracasso comercial? Uma série de fatores: marketing equivocado, falta de identidade, promessas não cumpridas, falta de apoio das desenvolvedoras de jogos, dentre outras.

Ok. Mas Edson, ainda estou aguardando a resposta da pergunta: vale à pena comprar um Wii U agora? A resposta é a mais evasiva possível: depende (risos). Se você quer ter um console que receba os últimos lançamentos do mercado, decididamente o Wii U não é o que você procura. Nesse caso, compensa sim aguardar a chegada do Nintendo Switch, que apesar de ser uma incógnita, provavelmente terá suporte das grandes softhouses. Ou então partir para consoles de outras marcas (Xbox One e PlayStation 4).

Além disso, o Wii U é um console caro no Brasil: nas grandes lojas online do varejo, ele é encontrado na faixa de dois mil reais. Muito disso se deve ao fato da Nintendo não dar suporte ao mercado brasileiro, fazendo com que seus produtos cheguem por aqui apenas via importadores independentes. Outro ponto a se levar em consideração: a Nintendo já anunciou que deixará de fabricar o console no Japão em breve. Apesar de não ter especificado a data, é bem provável que isso aconteça até março, com a chegada do Switch.

Em resumo, se mesmo com todos esses argumentos você ainda quer ter um Wii U, ainda assim este natal não é a hora certa para adquiri-lo. Seria mais sábio aguardar que o console seja descontinuado para quem sabe conseguir compra-lo a preços mais em conta (especialmente lá fora). Ah, para colocar a cereja nesse bolo meio estragado do Wii U: rumores indicam que o novo Zelda será cancelado para ele, e que seria lançado apenas no Switch.

Ok Edson... Você me convenceu (ou não – risos). Mas que tal o Nintendo 3DS e suas variantes?
Ao contrário do Wii U, o 3DS é um sucesso absoluto de vendas, com mais de 61 milhões de consoles vendidos em todo o mundo. Domina o mercado de portáteis com ampla margem, exercendo quase um monopólio nesse segmento. Porém, a chegada do Switch traz dúvida em relação ao futuro do 3DS. Será que a Nintendo continuará dando suporte ao 3DS após a chegada de seu console híbrido?

A Nintendo afirmou que sim, em entrevista dada por seu presidente (Kimishima) ao site da Bloomberg no final de outubro. Mas não é uma aposta tão certa assim. Provavelmente quem irá ditar se o suporte ao 3DS irá continuar após a chegada do Switch será o próprio mercado. Vai depender das vendas do Switch e das vendas do 3DS. Enfim, é uma incógnita. Ok... Mas e aí, vale a pena comprar um 3DS agora?

O 3DS é um aparelho fantástico. Possui uma biblioteca enorme de jogos, com suporte das desenvolvedoras é constante, garantindo no aparelho jogos de franquias de sucesso não só da própria Nintendo. Seu preço no Brasil também sofre influência direta da ausência da Nintendo no país, ficando na faixa de mil e quinhentos reais em lojas do varejo. Porém, seus modelos mais antigos como o primeiro 3DS e também o 2DS, modelo mais barato da linha, podem ser encontrados no mercado de usados a preços extremamente convidativos. E o 3DS possui aquele charme dos jogos portáteis, com uma jogatina mais descompromissada e divertida.

O veredito nesse caso é que o 3DS, se encontrado com preço atrativo, é uma compra bastante recomendada. Sua biblioteca de jogos é tão grande e rica que mesmo que a Nintendo deixe de suportá-lo da forma devida após o Switch, ainda assim você terá muitos bons jogos para curtir. Ah, um detalhe importante: o último modelo do console, o New 3DS, console que possui hardware mais robusto, com jogos inclusive feitos especificamente para ele como Xenoblade Chronicles 3D, ainda não mostrou a que veio. Vale a pena apenas se for encontrado por um preço parelho às versões normais (algo difícil de acontecer).

E assim terminamos nosso dossiê de final de ano sobre os consoles que estão disponíveis no mercado, onde falamos também sobre os consoles da linha PlayStation 4 e da linha Xbox One. A coluna de games do Lado B tem o apoio da loja Press Start. Visite o Vídeo Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames.

 

Nos siga no Google Notícias