A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

14/02/2011 11:08

Ferida após tentar fugir de armadilha, onça deve deixar Cras em 1 mês

Marta Ferreira e Ricardo Campos Jr.
Se houver condições, onça será solta, afirma diretor do Imasul, mas terá monitoramento. (Foto: João Garrigó)Se houver condições, onça será solta, afirma diretor do Imasul, mas terá monitoramento. (Foto: João Garrigó)

Após duas fugas e duas capturas, a onça-pintada que transformou o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em notícia desde novembro do ano passado não vai mais ficar na Reserva do Parque dos Poderes em Campo Grande. Foi o que garantiu esta manhã o diretor de Desenvolvimento do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Roberto Gonçalves.

Segundo ele, a intenção é que ela fique no máximo mais um mês no Cras.

Os sinais no corpo do animal, recapturado no sábado, confirmam a luta do bicho para voltar a ficar livre. Ela está com escoriações e a suspeita, segundo foi informado esta manhã, sofreu quando tentou novamente escapar da armadilha onde foi recapturada.

O bicho tem ferimentos no rosto, que teriam ocorrido na segunda fuga, e outros que seriam fruto da tentativa de escapar da armadilha cavando o chão.

O felino fugiu pela primeira vez no dia 29 de outubro. Recapturada quase dois meses depois, em dezembro, fugiu novamente no dia 30, reaparecendo agora.

Após cair em uma das 9 armadilhas montada na Reserva do Parque dos Poderes, a onça só foi levada de volta ao Cras após ser sedada. Esta manhã, ainda aparentava estar sob o efeito dos medicamentos aplicados, embora tenha se mostrado irritada com os flashs das máquinas fotográficas.

De acordo com o diretor do Imasul, já está decidido que o felino vai deixar o Cras. Mas o destino ainda é incerto. O felino pode tanto ser solto na natureza, e passar a ser monitorado com uma coleira, ou ir para um zoológico.

Gonçalves informou que pelo menos um zoológico, de Foz do Iguaçu (PR), já manifestou interesse de ter a onça.

Onça oscilou entre irritação e apatia nesta manhã, ao ser apresentada aos jornalistas. (Foto: João Garrigó)Onça oscilou entre irritação e apatia nesta manhã, ao ser "apresentada" aos jornalistas. (Foto: João Garrigó)

Na natureza selvagem?Quanto à possibilidade de ela ser solta na natureza, desde que seja monitorada, o diretor do Imasul informou que o Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros) pode oferecer a coleira.

Se for solta na natureza, o Pantanal ou mesmo o Parque Nacional do Ivinhema são destinos possíveis.

Gonçalves informou que antes de qualquer decisão, o animal vai passar por análises, incluindo exames médicos. Esses exames devem demorar pelo menos 15 dias.

A decisão sobre o destino da onça, de acordo com o diretor do Imasul, ficará a cargo do secretário de Meio Ambiente, Carlos Negreiros.

*Quanto menos ela ficar aqui, melhor”, afirmou Gonçalves. Sobre a onça ser solta na natureza, ele disse que “a possibilidade está sendo avaliada, e que, se for possível, ela vai ser solta, desde que isso não apresente risco para as pessoas”.

Gonçalvez comentou a segunda fuga da onça dizendo que não há um culpato. “Qualquer ser vivo é capaz de surpreender”, resumiu

Perigo-Conforme o diretor do Imasul, a preocupação mais presente é com o risco que o felino pode apresentar para as pessoas. Segundo ele, ela já demonstrou que consegue sobreviver na natureza, tanto que voltou até mais pesada.

Mas até por ter contato com humanos que normalmente não tem no ambiente natural, ela pode ser um risco.

O animal está em uma jaula reforçada, que já foi usada para abrigar um leão. Um dos médicos veterinários que examinaram a onça, Roberta Martins, diz que ela está bastante estressada.

Por isso, durante a presença dos jornalistas no Cras, foi solicitado que se fizesse o menos possível de barulho. Ao perceber os flashes, a onça deu um rugido. Depois, chegou a ficar deitada, aparentando ainda estar sob efeito de sedativo.

O animal ainda é considerado filhote. Quando fugiu da primeira vez, tinha 8 meses e está para completar o primeiro ano de vida.




CRAS não significa centro de REABILITAÇÃO de animais silvestres? O objetivo dele não é reabilitar os animais para que voltem ao seu habitat de origem? TEM ALGUÉM QUE ESTÁ SE DESVIANDO DE SUA MISSÃO?
 
Mariza E. Pedrosa em 17/02/2011 03:21:03
Parabens a todos os comentarios imbecis que até agora apareceram por aqui. Embora sei que tambem enviam comentarios positivos,mas a edição do campograndenews limita a edita-los. Será que ninguem lembra que a oncinha terá que enfrentar a competição com outras onças adultas. Onde ela ficou solta não havia uma outra onça disputando com ela territorio e presas. Lembrando que onças são extremamente territorialistas e este animal seria facilmente morto por outro animal adulto. Nem sempre o que parece ser a melhor idéia realmente é.
 
EDSON SANTOS em 15/02/2011 12:41:45
Assine o abaixo-assinado aqui http://www.peticaopublica.com.br/?pi=ONCA2011 e divulga-o por teus contatos
 
Vanessa Moraes em 15/02/2011 10:42:00
Porque não deixá-la entrar e sai livremente no CRAS, se bem alimentada será que Ela não seria dócil? Ela merece sua carta de auforria - vamos libertá-la.
 
Clarinda Maria em 14/02/2011 12:55:46
Todo zoológico é fruto da estupidez humana...
 
Bárbara Rodrigues em 14/02/2011 12:36:29
Soltem o animal, para que viva e se reproduza, ela tem o genes de uma lutadora. Será um crime contra a natureza aprisioná-la...
 
Adriano Roberto dos Santos em 14/02/2011 12:17:34
Despois de TUDO o que ela já fez, com certeza tem condições de sobreviver sozinha na natureza...
 
Paulo Junior em 14/02/2011 11:57:29
De volta para a natureza, ela merece, é uma guerreira campeã.
 
CLAUDIO MOREIRA em 14/02/2011 11:53:09
Ela já provou que consegue viver por si só e não ofereceu risco a ninguém! Isso demonstra que deve retornar para a natureza. Seria um crime privá-la de viver livre aprisionando-a num zoológico sendo que seu instinto de sobrevivência e liberdade é tão aguçado e admirável! LIBERTEM-NA!!!!!!!
 
scheilla oliveira em 14/02/2011 11:52:51
Minha torcida é para que ela volte para natureza!!!
 
Daniel Lobo em 14/02/2011 11:40:01
Como dito acima, ela já provou por A e mais B que está apta a viver na natureza, neste caso, não seria o zoológico uma solução para o seu caso. Deveríamos libertá-la na natureza e deixá-la seguir o seu destino. Haverá sempre outros animais que poderão ir para o zoológico; creio não ser o caso de nossa onça. Liberdade já.
 
Washington Geraldo Francisco de Oliveira em 14/02/2011 11:14:15
A onça já desmostrou que é esperta, e que sabe viver na natureza.
Porque aprisiona-la no zoológico???
Será que é para admirar sua tristeza...
Solte ela na natureza.
 
Luciano Mendes em 14/02/2011 10:21:54
A oncinha é valente, provou que é exímia predadora, "voltando" saudável para o cativeiro. Sua liberdade é prioridade!!
 
Jane Oliveira em 14/02/2011 10:02:22
Esse CRAS ou é dirigido por incompetentes ou por tolos ingênuos. Fugir por duas vezes, e sequer se coloca uma colera para acompanhamento via GPS. Isso é colocar a vida dos cidadãos em risco. Também, como hoje em dia todo Estado depende de verbas federais, vai ver que nem coleras o CRAS possui. Qualquer ser já percebeu que o animal quer voltar a viver livre, só os barnabés do CRAS que resistem. A onça vai fazer falta para quem?
 
Rinaldo Ribeiro em 14/02/2011 08:43:55
Campanha pela liberdade dessa lutadora!!!!
Que ela volte pra natureza e possa exercer toda sua força e capacidade.
Estamos torcendo por vc!!
 
Leticia Sarzedas em 14/02/2011 07:21:36
As pessoas estão querendo que o pobre animal seja libertado na natureza, esta é a melhor coisa há ser feita. E um dos melhores lugares para ser feito isso é o Parque Estadual das Varzeas do Rio Ivinhema.
 
Ruy Negrine em 14/02/2011 06:05:41
1 mes?????

Axo que ela sai antes... por conta própria!!!!
 
Magno M. Carvalho em 14/02/2011 05:34:18
NA ULTIMA LINHA DA REPORTAGEM DIZ QUE ELA VAI COMPLETAR 01 ANO, ALGUEM PODE DIZER OU SABE QUAL A DATA DO SEU ANIVERSARIO, .
VIVA A ONÇA,
 
Paulo Duraes em 14/02/2011 04:55:03
COITADA ELA FICOU COM A CARA TODA ESTRUPIADA, O CRAS PODERIA PEDIR PARA O INCRA UM PEDAÇO DE TERRA PARA ELA TENTAR UMA NOVA VIDA, COMEÇAR SUA VIDA SELVAGEM DE NOVO.......TEM TANTA ANTA QUE GANHA TERRA DO GOVERNO PRA VIVER,,,(?),,, O PESSOAL DO INCRA DA UM PEDAÇO DE TERRA PARA ELA DA...
 
Paulo Duraes em 14/02/2011 04:49:54
Esses caras acham que deixando esse pobre animal preso é a solução, por que voces ae não ficam no lugar dela? Presos numa jaula, incompetentes, mesmo o Brasil fica idignado com uma coisa dessa, tenham coração mostreem seu diferencial, lebertem a coitada, ja sofreu muito. espero que lêem esses comentários aqui e tomem noção do que tão fazendo.
Abraçoo. e força Onçinha Teimosa.. kkkk

estamos torcendo mpor voce. Campo Grande te apoia (:
 
Raul Hericles em 14/02/2011 04:46:32
Liberdade! É só o que ela quer! Com tanta mata nativa ainda em nosso estado, será q é possível se pensar em ZOOLÓGICO para este animal que só quer ficar livre em seu habitat?
 
DORA BOCCIA em 14/02/2011 04:25:41
Vamos la onca!
Vamos ampliar esse jogo, depois de estar vencendo por dois a zero. Vc deixou eles encostarem.
Ta na hora de marcar mais um ou pelo menos segurarar o placar e esperar o apito final.

LIBERDADE PRA ONCA JA.!!!
 
Emerson C.G em 14/02/2011 03:56:22
Será que a onça mataria alguem parecido com o que lhe dava comida? tem ser humano que faz isso e não esta preso no ( zoólogico.)
 
Teresa de moura em 14/02/2011 03:38:41
estou torcendo por vc,para q vc volte p seu lugar na natureza,ficou popular, e teve torcida por de toda a populaçao sul matogrossesse.viva uma guerreira!!!
 
maira mendes em 14/02/2011 03:11:03
Ahhh solta ela na natureza,tadinha!
 
Maria Eduarda Medeiros em 14/02/2011 02:57:47
Tenham piedade desse animal, ela implora por liberdade!! Deseja apenas retornar à sua morada natural.
 
Seila Rosângela Ribeiro Martins em 14/02/2011 02:57:35
Também torço para que volte para natureza. E rápido. Senão ela foge de novo.
 
Gilberto Ramos em 14/02/2011 02:16:11
Zoológico? Chega a ser utópico saber que há essa possibilidade, tendo em vista que esta onça está rodeada de profissionais que dizem trabalhar pelo meio-ambiente. Espero que esse realmente não seja o seu destino, ao contrário, vou ficar na torcida para que ela fuja novamente e nunca mais seja encontrada. Melhor longe de cuidados humanos e na natureza, do que aprisiona e sendo exposta para malucos que acreditam que animais em exposição é sinônimo de diversâo.
 
Thais Viotto em 14/02/2011 02:14:00
Gostaria de saber de que material é feito este alambrado da abrigo (jaula) desta onça pois se for de arame galvanizado ou de aço, por favor descubram qual funcionario oferece ao felino o alicate ou serra p/ ele fugir. Parodiando Boris Casoy isto é uma vergonha.
 
vanderley batista gomes em 14/02/2011 01:53:28
Ela tem que ser solta na natureza novamente, se eles a levarem para um zoológico, ela vai ser tratata como um ''galo de rinha '' isso sim é judiação, porque ela consegue sobreviver na natureza, ela já provou isso!
 
Jose Leonardo em 14/02/2011 01:43:25
Deixa a oncinha em paz pelo amor de Deus, será que já não deu pra perceber que ela sabe se virar. Liberta ela e deixa a natureza tomar conta.
 
Jennifer Kill em 14/02/2011 01:42:48
olha só como esta essa coitadinha!
Da pra ver nas fotos a tristeza dela, o lugar dela e solta na natureza e essa onça ja provou qe concegue viver por conta...Vou fica na torcida pra qee seja solta logo...
(:
 
Juliana Shustter em 14/02/2011 01:26:06
Que sacanagem heim, deram um pau na onça só pra ela nao comseguir fugir de novo...