A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

13/02/2011 10:58

Onça fujona ganha torcida para ser solta na natureza após nova captura

Ítalo Milhomem e Danúbia Burema
Para Humberto, onça deveria ser levada para fazenda no Pantanal.Para Humberto, onça deveria ser levada para fazenda no Pantanal.

A onça que fugiu do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e foi recapturada pela segunda na manhã de ontem (12), conquistou a simpatia dos moradores de Campo Grande. Agora que ela foi recapturada pela segunda vez, a torcida da maioria é para que ela seja reintegrada ao seu habitat natural.

Hoje pela manhã um veterinário foi até a jaula onde a onça se encontra, no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Selvagens) e constatou que ela cresceu, e esta bem alimentada, sem anormalidades.

De acordo com o coordenador do Cras, Élson Borges, a onça ficará em quarentena e passará por vários exames e só depois disso será dada uma decisão sobre seu futuro.

“Todas as hipóteses serão avaliadas, nós vamos sentar com a nossa equipe, ouvir órgão superior CNP (Centro Nacional de Grandes Predadores), que é vinculado ao Ibama responsável pelo tratamento de grandes felinos a partir de semana”, avalia Borges.

O caso das duas fugas é inédito no país, assim como uma eventual readaptação de filhotes de onça pitada ao seu habitat natural revela o coordenador do Cras.

Após ser capturada por armadilha, onça vai ficar em quarentena. (Foto: Divulgação)Após ser capturada por armadilha, onça vai ficar em quarentena. (Foto: Divulgação)

“Não temos nenhum registro reintegração de onça pintada no país, ou dessa situação de uma onça em cativeiro fugir e ser recapturada. Se houver readaptação vai ser de forma monitorada com radio colar”.

O grande perigo apontado pelo Borges não é falta de alimento e sim a convivência com o homem.

“O grande problema não é a questão de sobrevivência do animal, porque ele sobrevive, mas sim a segurança, com animal, porque ela pode se aproximar de alguma fazenda e vir a ser abatida ou mesmo a disputa com outras onças, porque ela ainda é filhote”.

Para o vendedor de coco Ronaldo Ivan Zuim, de 44 anos, ela deve ser solta natureza, pois já provou que conseguiria sobreviver como já fez nas duas vezes que fugiu.

“Onde outras vivem, ela conseguiria viver também”, afirma Zuim.

Outro pessoa que compartilha dessa opinião é o advogado, Luis Antônio Santana, de 44 anos. Ele ressalta que a onça deveria viver como todo animal, solto. E afirmou que ela “voltou ainda melhor”, pois engordou 20 kg.

O autônomo, Humberto Gabriel franco, de 30 ano, até palpita para que local a onça deveria ser levada.

“Ele tinha que ser levar para uma fazenda no pantanal, e que se não puder soltar de uma vez na natureza, que solte e acompanhe até ela ir se acostumando”.

O porteiro, Rogério Campos, de 34 anos, demonstrou um carinho especial, e não quer que a onça fujona saia de Campo Grande.

“Ela tem que se soltar em alguma reserva aqui Campo Grande mesmo, porque ela já é daqui. Não tem perigo que ela fique solta, porque ela não fez mal a ninguem quando ficou solta”.

Porém ele reconhece a dificuldade disso acontecer, já que a Capital não dispõem de nenhuma reserva para isso.




Sou de opinião de que a bichinha deve ser solta no pantanal; pois devido ao tempo em que esteve solta já ficou provado que a mesma é capaz de sobreviver sem a interferencia do homem.
 
Arthur Kosloski em 14/02/2011 12:15:35
Se limitada a uma pequena reserva ela sobreviveu e nunca se aproximou de nenhum humano , qual o medo de que esse animal venha a se aproximar de qualquer sede de fazenda que seja ? Acho egoismo do CRAS manter esse animal retido haja visto que o mesmo ja provou por duas vezes que precisa de mais espaço , de liberdade .
 
Ivan Luiz Pereira em 14/02/2011 11:04:47
Espero que os órgãos responsáveis devolvam a liberdade para a onça, porque ela já
demonstrou que pode sobreviver sim, nada é mais importante que a liberdade, e essa onça mais do que todos já provou muito que quer ser livre. Melhor correr o risco livre do que passar a vida nessa jaula medíocre.....LIBERDADE PARA A ONÇA!!!!
 
Rovena Ceccon em 14/02/2011 09:38:14
Lugar de onça não é na jaula, solta logo!!!
 
Oswaldo Junior em 14/02/2011 09:28:39
MAIS UMA VEZ FOI COMPROVADO QUE OS VETERINARIOS NÃO ENTENDEM PATAVINA DE ONÇA, PRIMEIRO DISSERAM QUE DA PRIMEIRA VEZ FOI SORTE DA ONÇA, QUE ELA VOLTOU MORRENDO DE FOME, QUE NA NATUREZA ELA SERIA ATACADA POR PREDADORES, QUE ELA NÃO CONSEGUIRIA SE ALIMENTAR, E OUTRAS DESCULPAS PRA MANDAR A ONÇA PRO ZOOLOGICO, FUGIU DE NOVO E JÁ DISSERAM QUE NÃO VOLTOU ATÉ AGORA PORQUE PROVAVELMENTE JÁ ESTAVA MORTA, QUE NÃO TINHA CONDIÇÕES DELA SOBREVIVER E MAIS UM MONTE DE BABOSEIRAS, AGORA A ONÇA APARECEU DE NOVO E ENGORDOU MAIS 20 KG? SÓ CEGO NÃO VE QUE A ONÇA VAI SE DAR BEM NA NATUREZA, QUE DIFERENTE DOS VETERINARIOS A ONÇA QUANDO MUDA DE SITUAÇÃO SOBREVIVE. PAREM DE ENROLAR A ONÇA COM ESSES PAPOS DE ELA NÃO VAI SE ADAPTAR E SOLTEM A BICHINHA NO PANTANAL..... LIBERDADE PARA A ONÇA!!!!!!! NÃO SÓ ELA ESTA BEM MELHOR DO QUE QUANDO ESTAVA NO CRAS COMO ELA NÃO ATACOU NINGUEM, A ONÇA É ESPERTA, SE DEIXAR ELA SOLTA NO PARQUE DOS PODERES ELA VAI CONCORRER A PREFEITA NA PROXIMA ELEIÇÃO. EU VOTO NA ONÇA!!!
 
MAXIMILIANO NAHAS em 14/02/2011 09:00:57
Se essa já foi a segunda fuga da onça, podemos imaginar que ela não quer (ninguém quer) ficar presa... limitada a um espaço só. Ela ficou um bom tempo solta e não causou mal a ninguém e pelo que vimos ela sabe se virar sozinha, não precisa de pessoas para alimenta-la!!!!!!!! Portanto não vejo motivos para prende-la novamente. Soltem a onça... ela não quer ficar presa.
 
Fabiane Loraschi em 14/02/2011 08:45:20
Na teoria a onça pintada não é reintegrada. Na teoria o CRAS é Centro de reabilitação de animais silvestres. Na prática nossa oncinha se virou muito bem na natureza e o CRAS quer mandá-la para um zoo. Questão de mudar conceitos. Sou fã da onça fujona do cras.
 
Cristiane R C em 13/02/2011 11:51:52
Agente vê tanto caso de presidiário que ganham o direito de sair da prisão por um determinado tempo e acaba acontecendo coisas ruins. A onça, que é um animal "irracional" demonstrou que merce a liberdade dando conta do recado, não causou mau a ninguém e conseguiu se virar sozinha. Ela merece a liberdade, mesmo que tenha q ser feito outro trabalho em cima disso. O pessoal da ambiental e do CRAS são capazes de fazer com que ela retorne de maneira correta e saudavel. Põe a coleira agora pra que não ocorra outra fuga e iniciem um trabalho de recuperação pro animal! É um pedido da população que neste momento é porta voz da mãe natureza!
 
Gabriel Moreira em 13/02/2011 11:26:12
Sou "fanzona" da onça, a "bichinha" tem até comunidade no orkut, no mesmo dia foram + de 800 acessos, afinal não é todo dia que 1 onça consegue driblar: policiais ambientais, funcionarios do CRAS, etc.... O instinto de sobrevivencia... esportivo...desistencia etc falaram + alto. Parabens... pra onça. é claro!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Valdecí Batista Santos em 13/02/2011 11:10:39
Ai Valdeci passo oorkut da onça quero participar tbm da torcida da onça
 
sandra lima em 13/02/2011 10:53:43
Live the onça alone!
 
Paulo Sérgio Oliveira em 13/02/2011 07:20:01
"Dona Onça" sua 2ª jaula foi muito CARA para nós campograndenses, por favor faça JUS ao gasto e a ocupe por pelo menos uma semana....
 
Maria Onara em 13/02/2011 07:01:06
VI PELA REPORTAGEM NO C.GRANDENWS A FOTO DA JAULA QUE ESSA ONCINHA MEIGA ARREBENTOU,,,,,ORA FAZ ME RIR.......NAO TEM COMO UMA ONÇA CRIADA EM CATIVEIRO FIZESSE AQUELE ESTRAGO COM SUAS PATAS......ELA NAO TEM FORÇA NECESSARIA PARA TAL........A NAO SER QUE TENHA USADO UM PÉ DE CABRA DE SUA AMIGA CABRA RSRSSR.....AQUELE ESTRAGO NA JAULA,,,NEM BRASILEIRO ACREDITA......TA PARECENDO MAIS UMA SABOTAGEM. E SE ALGUEM SE DOER PELA MINHA OBSERVAÇÃO...PODERÁ SER O AUTOR.......
 
WILLERSON ZAMPIERI em 13/02/2011 06:12:15
Cara! essa onça deu o que falar, pode virar história em quadrinhos e rendereia cada piada. Imaginem ela contando pra bicharada, como foi que o "anta" deu uma bobeira e ela foi embora, imaginem as peripécias que ela cometeu livre na reserva do parque, o balé no pessoal do IBAMA, armado com cachorro e tudo.
Sabe "FUJONA" tá todo mundo torcendo pra você fugir de novo.
 
valter antunes em 13/02/2011 04:01:18
Uma Capital marcada pelo ecoturismo como Campo Grande deveria ter um zoológico ou um parque/reserva( estilo Simba Safari SP). Seria uma ótima oportunidade para o governo que vai premiar a cidade com o Aquario Natural, que presenteasse a população e a onça (que sugiro seja batzada de Morena) com um zoo ou algo q o valha.
 
Flávio Teixeira em 13/02/2011 03:38:33
A decisão para o destino da onça ja foi tomada. Foi tomado pela maior interessada: A ONÇA. Porque ela fugiu? porque gosta e deve viver em liberdade. Ela, a exemplo das aves, não foram criadas por Deus para viverem numa cela. Prisão é para bandidos.
Portanto, a melhor moradia para ela é no próprio pantanal onde a vontade humana nao poderá interferir na liberdade desse animal. Depois ainda dizem que a onça é irracional!!
Só ela???
 
antonio rodrigues em 13/02/2011 01:07:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions