ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Maioria dos municípios de MS não tem coleta seletiva

Apenas 30,7% contam com algum trabalho no segmento, sendo que apenas dois fazem o serviço em toda a extensão territorial

Nadyenka Castro | 14/11/2012 08:35
Moradora de Campo Grande leva garrafas para reciclagem. (Foto: Marcelo Victor)
Moradora de Campo Grande leva garrafas para reciclagem. (Foto: Marcelo Victor)

Levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que não há coleta seletiva de lixo na maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o estudo Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Perfil dos Municípios 2011-, divulgado nesta terça-feira, apenas 24 municípios do Estado têm o trabalho e somente dois deles é feito em todo o território.

Em 12 destes 24 municípios, a coleta seletiva é realizada apenas na área urbana, em dois somente em alguns bairros e em seis, só em bairros selecionados. Quatro tem projetos piloto em toda a cidade e em um o programa é desenvolvido de forma experimental em apenas um bairro.

Em seis municípios houve interrupção da coleta seletiva, 22 nunca desenvolvem o trabalho e em 18 não há o serviço, mas existe projeto.

Conforme a pesquisa, 32 municípios do Estado possuem associações ou cooperativas de catadores de lixo, sendo que em 16 é feito em parceria com as prefeituras e em 15 de maneira informal.

País - Segundo o estudo, os primeiros programas de coleta tiveram início em 1980 com objetivo de reduzir a geração de resíduos sólidos domésticos e estimular a reciclagem.

Dos 5.565 municípios brasileiros pesquisados ano passado, 32,3% possuem programa de coleta seletiva; 19,2% não tem programa, mas tem projeto; 42,7% não tem nenhum tipo de trabalho e 3,3% interromperam o serviço.

O trabalho verificou ainda que “a atividade ainda sofre com a insalubridade, a estigmatização, e o desprestígio social”.

Nos siga no Google Notícias