A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

07/05/2015 17:53

Mulheres se reúnem e realizam projeto para recuperar e preservar nascentes

Mariana Rodrigues
O projeto foi desenvolvido em uma Fazenda da região que abriga 12 nascentes. (Foto: Divulgação)O projeto foi desenvolvido em uma Fazenda da região que abriga 12 nascentes. (Foto: Divulgação)

Após recuperar uma nascente do Rio Laranjaí em Naviraí - cidade distante a 366 km de Campo Grande, um grupo de mulheres resolveu agir em prol do meio ambiente. A ideia veio depois que elas participaram de um curso, que tem como objetivo conscientizar produtores rurais e a comunidade em geral sobre a importância da preservação da água.

Veja Mais
Projeto institui área de proteção ambiental em nascentes de rios de MS
Chico Bento é novo embaixador da proteção das nascentes do Pantanal

O curso de Liderança Feminina é promovido pela Copasul (Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense), voltado para cooperadas e esposas de cooperados, com a ideia de desenvolver o espírito cooperativista e estimular o envolvimento e participação ativa na comunidade. O projeto de recuperação foi desenvolvido em uma Fazenda da região que abriga 12 nascentes, todas afluentes do Rio Laranjaí.

A nascente escolhida para a recuperação foi a “Água Sumida”, um dos afluentes do rio. O grupo trabalha no local desde julho de 2014. O grupo efetuava o plantio de árvores, curva de nível e demais ações que evitassem também a erosão. Agora, elas promovem a manutenção da área.

Esse é um projeto piloto que o grupo deseja ampliar para outros locais, despertando o interesse de que produtores e a comunidade também abracem o projeto. O encerramento acontece no próximo dia 13, na parte da manhã, e terá a participação da comunidade e dos envolvidos na ação. No dia 19 de maio, às 19 horas no anfiteatro da Copasul, o projeto será apresentado aos produtores do município.

Além desse projeto, outras iniciativas surgiram, todas voltada benefício da comunidade: O Projeto Parque Infantil Cantinho do Céu; projeto Praça com Raça; Projeto Comboio Mágico e projeto Pista de Caminhada, em Deodápolis.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions