ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

PF fecha Ibama para investigar irregularidades em criação de jacarés

Marta Ferreira e Fabiano Arruda | 07/10/2011 11:40

Inquérito apura irregularidades envolvendo empreendimento de ex-funcionário aposentado este ano que é dono de criadouro e pousada

Policial deixa sede do Ibama em Campo Grande, que está fechada nesta manhã, por operação da PF. (Foto: Fernando Dias)
Policial deixa sede do Ibama em Campo Grande, que está fechada nesta manhã, por operação da PF. (Foto: Fernando Dias)

Cerca de 50 funcionários que foram trabalhar hoje no Ibama (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) em Campo Grande foram impedidos de entrar, em razão da operação Caiman, da PF (Polícia Federal). A ação é para cumprir 7 mandados de busca e apreensão, como parte da investigação que apura irregularidades na criação de jacarés e na pousada pertencentes ao médico veterinário e funcionário aposentado do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) Gerson Zahdi Bueno, 64 anos, que vem sendo apontadas em reportagens do Campo Grande News. Mais de 30 policiais estão nas ruas para cumprir 7 mandados de busca e apreensão de materiais e documentos.

A sede do Ibama está fechada, com policiais vasculhando o órgão. Dois deles saíram com pastas aparentemente contendo material apreendido. Voltaram depois, um deles com uma marmita, o que indica um trabalho demorado.

Outros quatro policiais deixaram o órgão daqui a pouco e disseram que o trabalho deve durar o dia todo.

Os mandados estão sendo cumpridos em locais de trabalho e residências de servidores suspeitos de envolvimento nas irregularidades, tanto no Ibama como em órgãos estaduais. Em Aquidauana, será cumprido um mandado de busca e apreensão na Gerência de Planejamento, Habitação e Urbanismo do município.

A assessoria de imprensa do Ibama informou que, se forem compravadas irregularidades, os servidores envolvidos vão ser punidos como determina a lei.

O que está sendo apurado- Em nota divulgada à imprensa, a PF informa que a investigação é para apurar delitos de venda, exposição, manutenção em cativeiro, depósito ilegal e transporte irregular de espécimes da fauna silvestre nativa do pantanal, principalmente o jacaré.

De acordo com a corporação, no transcorrer das investigações “restou evidenciado a participação de servidores públicos, notadamente do Ibama” na cadeia delituosa.

A suspeita da PF é que Zahdi, que atuou durante anos no setor que fiscaliza a atividade em que é empresário, foi beneficiado por ser funcionário do órgão. Com isso, enriqueceu explorando comercialmente a criação de jacarés e a atividade turística tendo nos animais um de seus atrativos. Ele já deu entrevista para jornais e televisões do mundo todo sendo apresentado como exemplo de conciliação entre a atividade comercial e o meio ambiente.

A investigação apura, por exemplo, o fato de nunca ter havido fiscalização da forma como deveria no criadouro de jacarés, voltado à comercialização da pele, um artigo bastante valorizado no mercado internacional.

O Ibama informou, nesta semana, que está fazendo uma espécie de devassa nos procedimentos envolvendo Zahdi. Ele já foi multado pelo órgão em mais de R$ 300 mil e recorreu da multa.

Em entrevista ao Campo Grande News, em agosto, ele negou que tenha sido beneficiado por ser funcionário do órgão e disse que sua atividade deveria ser encarada como um incentivo à preservação ambiental. Procurado nesta semana, ele não quis dar entrevista.

O advogado dele, Carlos Alberto Miranda, informou que aguardaria a conclusão do inquérito a respeito, para definir o que fazer sobre o assunto.

Nos siga no Google Notícias