ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Lei cria conselho para fiscalizar repasse de ICMS aos municípios

Aline dos Santos | 23/12/2015 12:38

Lei publicada nesta quarta-feira cria conselho para fiscalizar a distribuição de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos municípios.

O Conselho de Fiscalização será formado por dois representantes do Poder Executivo, sendo preferencialmente do quadro da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda); dois deputados estaduais, representantes do Poder Legislativo; e dois representantes dos municípios, indicados pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Eles terão mandato de dois anos e a função será exercida sem remuneração.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Júnior Mochi (PMDB), o conselho vai permitir mais transparência e controle. Conforme o parlamentar, que foi autor da proposta, a criação do conselho teve previsão quando foi elaborada a Constituição Estadual.

“A realidade dos municípios do Estado é da escassez financeira em razão de diversos fatores econômicos e políticos e o resultado é a dificuldade ou, até mesmo, a retração daqueles municípios que, sem a pujança econômica, não conseguem desenvolver e levar aos seus cidadãos a estrutura mínima necessária”, afirmou Mochi ao site de notícias da Assembleia.

A Lei Complementar 213/2015, que cria o Conselho de Fiscalização dos Critérios de Divisão e Creditamento das Parcelas Pertencentes aos Municípios, foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias