ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Senado faz 1º intervalo na sessão de impeachment; 5 senadores discursaram

Votação está prevista para às 18 horas de Mato Grosso do Sul

Mayara Bueno | 11/05/2016 11:49
Votação do impeachment no Senado; ao centro, presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). (Foto: Agência Senado).
Votação do impeachment no Senado; ao centro, presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). (Foto: Agência Senado).

A sessão de votação do impeachment de Dilma Rousseff (PT) foi interrompida há pouco para seu primeiro intervalo nesta quarta-feira (11). O retorno está previsto para as 13h30, horário de Brasília. Até agora, cinco dos 68 parlamentares inscritos discursaram.

Desde o início da sessão, que começou com uma hora de atraso, os discursos têm sido contra o impeachment, com parlamentares argumentando e pedindo a suspensão do processo até que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue o mandado de segurança impetrado pelo governo. A solicitação foi negada. Opositores do governo defendem a continuidade do processo e dizem que Dilma ofendeu a lei de responsabilidade fiscal.

Após o intervalo, os congressistas voltam a usar a tribuna. Os dois senadores de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet e Waldemir Moka, ambos do PMDB, vão discursar. Eles são, respectivamente, o 15º e 27º a defender o afastamento da presidente.

Se aprovado hoje, Dilma será afastada por até 180 dias e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assume, quando começa a contar o prazo da apuração do processo em sim, com o recolhimento de provas e defesa da presidente. No fim deste prazo, uma nova votação ocorre; se ficar comprovado que Dilma cometeu irregularidades, ela deixa o cargo definitivamente, se ela for inocentada, volta para a presidência.

Nos siga no Google Notícias