ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Senadores de MS usarão tribuna para defender impeachment de Dilma

Simone Tebet e Waldemir Moka já haviam anunciado posição a favor de afastamento

Mayara Bueno | 11/05/2016 08:47
Senadora Simone Tebet (PMDB). (Foto: Arquivo)
Senadora Simone Tebet (PMDB). (Foto: Arquivo)
Senador Waldemir Moka (PMDB). (Foto: Arquivo)
Senador Waldemir Moka (PMDB). (Foto: Arquivo)

Os senadores de Mato Grosso do SUl, Waldemir Moka e Simone Tebet, ambos do PMDB, vão usar a tribuna, nesta quarta-feira (11), para discursar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A votação, prevista para às 9 horas de Brasília, está atrasada, mas deve começar em instantes. 

Moka acredita em plenário cheio e expectativa “real” de aprovação do afastamento, mas não quis apostar um placar. O parlamentar será o 27º a usar a tribuna durante a discussão sobre o impeachemnt, o que deve ocorrer nas primeiras horas da tarde.

Para que Dilma seja afastada, são necessários os votos da maioria simples, ou seja, a metade mais um. A expectativa, no entanto, é que o impeachment tenha pelo menos 50 votos ‘sim’ dos 81 votantes.

“Dificilmente o plenário não terá a presença de pelo menos 80 senadores. A expectativa de aprovação é real”, disse Moka que, desde que o processo foi enviado ao Senado admite ser favorável à destituição. Sobre o fato de ser o primeiro a registrar a presença na sessão, o senador disse que é rotina comum antes de ir para o gabinete passar para registrar a presença no plenário.

A senadora Simone será a 15ª a falar, por volta do meio-dia de Mato Grosso do Sul. Reafirmando o que vem dizendo desde o envio do processo ao Senado, a parlamentar afirma Dilma não tem mais condição de continuar no comando do País. "O relatório está impecável e o processo está mais do que bem instruído. Não tenho dúvida, se a pedalada foi grande ou pequena, ela perdeu qualquer capacidade de governar, não tem como colocar o País nos trilhos permanecendo com a maquinista". Simone aposta em pelo menos 54 votos a favor. 

A movimentação no Senado já é grande para votação, com a presença do relator da Comissão do Impeachment, Antônio Anastasia (PSDB-MG), e Ana Amélia (PP-RS), que será a primeira a falar.

Nesta fase, será analisada a admissibilidade do processo, se aceito, pela maioria simples, a presidente será afastada por 180 dias e o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), assume. Durante o período, o processo começa de fato, com a fase de apuração e comprovação da irregularidade em que Dilma é enquadrada – as pedaladas fiscais – e defesa da presidente.

Se no fim dos trabalhos, caso Dilma seja inocentada ela retorna à Presidência, se for comprovada a culpa, ela deixa o comando do País definitivamente. Temer, então, se torna presidente definitivo até 31 de dezembro de 2018.

Nos siga no Google Notícias