A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

31/10/2016 12:43

Foco no pequeno produtor é estratégia para elevar produção de hortifrutis

Para reduzir importação de hortifrutis, governo leva assistência técnica para produtores da agricultura familiar

Renata Volpe Haddad
Produção de banana vem aumentando em MS. (Foto: Alcides Neto)Produção de banana vem aumentando em MS. (Foto: Alcides Neto)

Com ações de incentivo ao pequeno produtor e assistência técnica permanente, o governo do Estado quer reduzir de 82% para 60% o percentual de importação de hortifrutis de outros estados. O objetivo é aumentar a produção local para conseguir suprir mais a demanda interna por esses produtos.

Veja Mais
Frente fria interfere nos hortifrutis e preço da batata dobra na semana
Hortifrutis registram queda e preço da cesta básica em agosto é de R$ 338,79

Atualmente, o Estado compra 175 mil toneladas por ano dos alimentos de São Paulo, Minas Gerais e do Paraná. O diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) EnelvoFellini explica que o foco agora é na agricultura familiar.

"Estamos levando conhecimento aos produtores da agricultura familiar, mostrando o caminho que tem que ser percorrido para que o Estado produza com qualidade, pois temos capacidade para isso", afirma.

Segundo ele, neste ano a Ceasa (Central de Abastecimento de MS) reduziu a compra dos alimentos em 3%. "Isso significa que a central está comprando mais dos produtores daqui. O número é baixo, mas porque houve um aumento no consumo desses alimentos ao longo do ano".

A mudança já é consequência dessas ações, como por exemplo, o platio de 500 mil mudas de abacaxi no Estado. "Mas a colheita dos abacaxi será realizada no próximo ano. Estamos aumentando também a produção de banana e melancia, que são frutas que quando compradas de outros Estados, chegam mais caras ao consumidor final".

Em Mato Grosso do Sul, há plantação de cenoura, beterraba, limão, repolho, maracujá e a Agraer está trabalhando com os produtores desses hortifrutis para aumentar a produção. "Os produtores contam com uma assistência técnica permanente e com isso, adquirem conhecimento. Vamos aumentar significativamente a produção desses alimentos até 2018".




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions