ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Ministro estuda colocar um representante do Brasil no Paraguai

Wendell Reis | 06/01/2012 14:36

Reunião desta tarde também deve abordar a possibilidade de desviar a rota de exportação de Ponta Porã para o Paraná

Ministro chegou a Campo Grande ao meio-dia desta sexta-feira. (Foto: João Garrigó)
Ministro chegou a Campo Grande ao meio-dia desta sexta-feira. (Foto: João Garrigó)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, o governador André Puccinelli (PMDB), a secretária de Produção e Turismo do Estado, Tereza Cristina Corrêa, e toda a comitiva que desembarcou em Campo Grande ao meio-dia desta sexta-feira, almoça em um restaurante da Capital neste momento.

O ministro ainda não falou com a imprensa, mas a secretária Tereza Cristina antecipou que entre os assuntos a serem tratados em Campo Grande está a possibilidade do ministro colocar um adido (membro de embaixada) no Paraguai para fazer a interlocução com o vizinho, Uruguai e Bolívia.

Segundo a secretária, os produtores ficaram bastante satisfeitos com a visita do ministro, que foi acompanhada de perto por 11 prefeitos da região. Outro assunto a ser discutido na reunião desta tarde é a possibilidade do tráfego de carretas com carne do Paraguai ser desviado de Ponta Porã para o Paraná.

O governador André Puccinelli (PMDB) explicou que a mudança facilitaria a fiscalização porque a fronteira de Ponta Porã com o Paraguai é muito extensa. Diferente da fronteira com o Paraná, onde só é possível passar uma carreta por vez. O assunto deve ser resolvido com um secretário do Paraná, que também está em Campo Grande.

Puccinelli voltou a dizer que é preciso ajudar a nação paraguaia e informou que o ministério da Agricultura já liberou R$ 16 milhões a Mato Grosso do Sul, que já estaria na conta da Iagro, dentro do plano quadrianual do ministério da Agricultura. Segundo Tereza Cristina, o Estado já tem dinheiro garantido para custeio e não terá problema com falta de recursos.

O ministro chegou a Mato Grosso do Sul às 9 horas de hoje para acompanhar os trabalhos de fiscalização contra aftosa em Ponta Porã. Mendes acompanhou as fiscalizações na fronteira e participou de reunião com autoridades. A fiscalização na fronteira tem o objetivo de evitar a introdução do vírus da febre aftosa do Paraguai no Brasil. Na segunda-feira (2) foi detectado um foco da doença em San Pedro.

Nos siga no Google Notícias