ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Protocolo oficializa procedimentos para vacinação contra aftosa em Corumbá

Fabiano Arruda | 25/05/2012 17:09
Da esquerda para direita: Francisco Macthua (representante dos indígenas kadiwéu); Maria Cristina Carrijo (diretora-presidente da Iagro); Alexandre Rampazzo (coordenador regional substituto da Funai em Campo Grande) durante assinatura de protocolo de intenções. (Foto: Divulgação)
Da esquerda para direita: Francisco Macthua (representante dos indígenas kadiwéu); Maria Cristina Carrijo (diretora-presidente da Iagro); Alexandre Rampazzo (coordenador regional substituto da Funai em Campo Grande) durante assinatura de protocolo de intenções. (Foto: Divulgação)

Protocolo de intenções assinado, ontem, pela Funai/MS (Fundação Nacional do Índio) e Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul), com supervisão do MPF/MS (Ministério Público Federal), regulamenta e oficializa os procedimentos a serem adotados para a vacinação do rebanho contra a aftosa na região ocupada por índios kadiwéu em Corumbá.

O documento teve a anuência de representantes dos indígenas que estão na terra em litígio, segundo informações da Funai.

O coordenador Regional do órgão em Campo Grande, Edson Fagundes, revelou que o protocolo está sendo preparado desde a semana passada.

“Mais uma vez reafirmamos o compromisso da Funai e da comunidade kadiwéu: a situação de retomada da terra por indígenas não vai atrapalhar a vacinação contra a febre aftosa. Os indígenas sabem da importância dessa vacinação e corroboram com o protocolo de intenções”, finaliza Fagundes.

O protocolo deixa claro que a vacinação será de responsabilidade do produtor e seus trabalhadores. O fazendeiro pode retirar o gado da área de conflito e apascentá-lo em outro local com a fiscalização da Iagro.

O documento também assegura que a entrada do produtor e sua equipe na área invadida ocorre juntamente com vacinadores da agência e policiais federais.

Durante a vacinação os índios serão retirados da área para "não trazer desarmonia no manejo" do gado e, em caso de fazendas que não possuem rebanho, os indígenas permanecerão.

O acompanhamento da vacinação será monitorado por uma comissão a ser formada por Ministério Público, Funai e PF, esclarece o protocolo.

O fazendeiro pode retirar seus pertences da propriedade, a seu critério, o que deve ser registrado pela comissão e que a saída da área tenha acompanhamento de fiscais da Iagro e proteção policial.

Prorrogação - Na área em litígio entre índios kadiwéus e fazendeiros no Pantanal, a vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada até 30 de junho. O calendário inicial previa o término em 15 de junho.

Na área em disputa, que totaliza 160 mil hectares, o rebanho é de 20 mil cabeças.

No restante da reserva indígena - que ao todo, incluindo a área em litígio, tem 538 mil hectares – a vacinação já é feita por técnicos da Iagro, a chamada Agulha Oficial.

Nas fazendas invadidas, o serviço ficava por conta dos funcionários, mas eles foram expulsos. Além disso, os fazendeiros relatam dificuldade para juntar o gado, pois o Pantanal é caracterizado pela pecuária extensiva, com os animais espalhados por uma grande área.

No Pantanal, na fronteira com a Bolívia, a vacinação contra a febre aftosa é realizada uma vez por ano. No Estado, a maior preocupação é com a fronteira com o Paraguai.

Nos siga no Google Notícias