A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

16/07/2013 09:53

Com alguns cuidados na hora de dirigir é possível economizar combustível

Com o preço dos combustíveis nas alturas, vale a pena alguns cuidados que podem ser tomados para economizar

Márcio Martins
Divulgação.Divulgação.

Vale a pena descer a ladeira com o carro em ponto morto? Qual o momento ideal para troca
de marchas com economia? 

Veja Mais
Telemetria – das pistas para o seu carro
Ford apresenta o Mustang Black Shadow E Blue Edition para A Europa

Muita gente ainda desconhece o que pode melhorar o consumo do veículo. Acelerar muito e andar com pneus fora da calibragem são alguns dos fatores que interferem no consumo.

Por exemplo, nas ladeiras, algumas pessoas mantém o hábito de usar ponto morto em descidas. Ao contrário do que se pensa, esta atitude não economiza combustível e pode ser perigoso, pois sobrecarregam os freios, além de desgasta-los prematuramente.

Há quem discorde, mas em uma situação de descida, onde o veículo em movimento vai parar em um semáforo por exemplo, ao tirar o pé do acelerador com o carro engatado, em carros com injeção eletrônica, entrará em funcionamento a programação “Cut-Off” o sistema fecha os injetores de combustíveis, dessa maneira o veículo aproveitando da energia cinética que incide sob ele, percorre trajeto sem gastar uma gota de combustível.

Outro ponto importante são as trocas de marchas. Andar na marcha errada eleva o consumo de combustível em até 30%.

Com alguns cuidados na hora de dirigir é possível economizar combustível

Cada carro tem o giro ideal para melhor aproveitamento do motor, seja de desempenho ou economia. Quanto maior a rotação, maior será o consumo de combustível.

Na maioria dos carros a troca de marchas é ideal em torno de 2.500 rpm (rotações por minuto), dependendo do carro e do tipo de via. Lembrando que veículos a diesel as rotações são menores. Em rodoviárias pode até pular da 1ª para 3ª e depois para 5ª marcha.

Lembre-se: a mesma força que você faz no acelerador, o frentista faz no gatilho da bomba.

Pneus descalibrados aumenta o consumo de combustível.Pneus descalibrados aumenta o consumo de combustível.

Todo o aumento de consumo é um prejuízo para o bolso e para o meio-ambiente, quanto mais o carro consome, mais poluentes serão emitidos.

Se você é daqueles que costuma carregar a "garagem" dentro do porta-malas do carro, lotado de ferramentas e bugigangas, chegou a hora de mudar. Tire tudo que é desnecessário, deixe a caixa de ferramentas em casa, e se não fizer a revisão preventiva, tenha um bom seguro para rebocar a “joinha”, mesmo porque os veículos de hoje possuem tanta eletrônica embarcada que você acabará pagando um MICO com a chave de fenda na mão.

Deixe o veículo o mais leve possível, tire os racks do teto, brinquedos, porta-bicicletas, etc. Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo.

 

Vai aqui outras dicas para economizar combustível:

• Aqueça o motor com o veículo em movimento (não existe mais necessidade
de ficar esquentando o carro, saia com calma e andando em
baixas rotações até atingir a temperatura ideal).
• Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. O mesmo
vale para os freios. (o motorista que gasta muita pastilha de freio, com
certeza gasta muito combustível)
• Pneus mal calibrados também podem estar entre os principais culpados pelo consumo do carro, eles devem ser calibrados semanalmente.
• Na estrada os vidros abertos e a bagagem no teto alteram a aerodinâmica do carro, gastando mais combustível.
• Filtros sujos também influenciam no consumo. Verifique sempre os filtros de ar e de combustível e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.
• Procure caminhos alternativos, as vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.
• Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal, faça revisões seguindo o manual do veículo.
• Não encha o tanque de combustível até a boca, uma parte do combustível acaba se perdendo pela válvula de alívio. O correto é encher até o gatilho da bomba desarmar automaticamente.
• Conduzir de forma agressiva, com arrancadas e freadas bruscas, é uma tolice e representa um acréscimo no consumo, dirija de forma suave: isso poupará os componentes do automóvel e economizará combustível.
• A regra é clara: desconfie e de postos de combustível que oferecem produtos muito barato. O combustível adulterado além de danificar o motor do seu carro, eleva o consumo.




já fiz alta Escola duas vezes e pela ultima vez conseguir minha habilitação mais não consigo desenvolver, pois não pego no carro o mesmo só fica na garagem não consigo dominar o carro, socorro o que faço? é o meu maior desejo ser motorista, manda uma dica pra mim .
beijos
 
Nice Silva em 06/10/2013 15:45:37
muito bom. Acabei de comprar um carro e tava na duvida em relação à injeção na banguela, se gastava mais ou menos combustível muito bom mesmo as dicas.
 
rogerio rosa em 03/10/2013 09:46:21
Só reforçar um tópico que está reportagem mencionou sobre as descidas em ponto morto. O carro que tem o seu sistema de combustível (Injeção Eletrônica), esse sim, não irá economizar nada. Mas ja alguns motores mais antigos que usam o sistema carburado esse sim téra economia, mas lembre-se a famosa "Banguela" é proibida pelo CTB Código Brasileiro de Trânsito, além do risco de superaquecimento dos freios que pode levar a uma falha e desgaste do mesmo. Portanto abuse do freio motor em descidas, ladeiras e etc.
 
Rafael Miola em 16/07/2013 15:04:13
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.