A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

10/04/2014 10:58

Películas escurecidas, você esta dentro da lei?

Você ainda tem dúvidas quanto a aplicação correta no seu veículo? Veja como deixar seu veículo dentro das normas.

Márcio Martins. Fonte Cesvi.
Películas escurecidas, você esta dentro da lei?

Os vidros originais do veículo já têm uma “transmissão luminosa mínima”, mesmo sem a utilização de película, geralmente é de 75% para o para-brisa incolor, 70% para o para-brisa colorido e 70% para os vidros laterais e traseiro – porcentagens assinaladas pelo fabricante em cada vidro do automóvel.

Veja Mais
Telemetria – das pistas para o seu carro
Ford apresenta o Mustang Black Shadow E Blue Edition para A Europa

Portanto, ao aplicar uma película no vidro, é necessário levar em conta a transmitância luminosa do conjunto, que será a do vidro mais a da película – e é esse valor que deve vir marcado na chancela da oficina especializada que realizar a aplicação. (Vale ressaltar: os valores corretos de transmissão luminosa informados nas chancelas são de responsabilidade do estabelecimento que fez a instalação!)

Para um melhor entendimento da Resolução 254 do Contran, de 26 de outubro de 2007, e da Resolução 386, de 2 de junho de 2011, que definem a transmissão luminosa mínima permitida por Lei, confira as informações a seguir.

Películas escurecidas, você esta dentro da lei?

ÁREAS INDISPENSÁVEIS À DIRIGIBILIDADE


PARA-BRISAS: como a porcentagem mínima de transmissão luminosa para os para-brisas incolores é de 75% e de 70% para os coloridos, conforme a Resolução 254/07 do Contran, não é possível fazer a aplicação de películas escurecidas nesse vidro.


VIDROS LATERAIS DIANTEIROS: como a porcentagem mínima de transmissão luminosa para os vidros laterais dianteiros, tanto esquerdo quanto direito, é de 70%, não é possível fazer a aplicação de películas escurecidas nesses vidros.

DEMAIS ÁREAS ENVIDRAÇADAS


VIDROS LATERAIS TRASEIROS: como a porcentagem mínima de transmissão luminosa para os vidros laterais traseiros, tanto esquerdo quanto direito, é de 28%, é possível fazer a aplicação de películas escurecidas, desde que o conjunto “vidro + película” obedeça aos valores estabelecidos na resolução.

VIDRO TRASEIRO: como a porcentagem mínima de transmissão luminosa para o vidro traseiro é de 28% (para veículos dotados de espelho retrovisor externo direito), é possível fazer a aplicação.
Para veículos sem espelho retrovisor externo direito, fica estabelecido que a transmissão luminosa mínima dos vidros laterais traseiros e do vidro traseiro é de 70%, não sendo possível a aplicação de película escurecida.

Películas escurecidas, você esta dentro da lei?
Películas escurecidas, você esta dentro da lei?

 

 

 

 

 

 

VOCÊ SABIA?


A medição da transmitância luminosa das áreas envidraçadas é feita com um equipamento chamado Medidor de Transmitância Luminosa. Esse equipamento é destinado a medir, em valores percentuais, a transmitância luminosa de vidros, películas, filmes e outros materiais simples ou compostos.

FIQUE ALERTA


O mercado de acessórios oferece uma grande gama de tipos de películas. Dependendo do tipo, a combinação com a transmissão luminosa já presente no vidro pode ficar inferior ao que é permitido pela Resolução 254/07.

Preste atenção a esses valores e só faça aplicação de películas que atendam à resolução. Não comprometa a sua visibilidade e a segurança na condução do veículo com vidros mais escurecidos do que deveriam ser.

E LEMBRE-SE: É proibida a aplicação de películas refletivas nos vidros.




É a Industria de Multas sempre pensando em motivos fúteis para pegar o seu dinheiro.
 
raphael ramires em 10/04/2014 11:45:39
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.