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Veículos

Sistema de estacionamento por controle remoto começa a ser testado

Márcio Martins | 29/12/2015 17:12
Sistema de estacionamento por controle remoto começa a ser testado

A Ford desenvolveu um sistema que estaciona o veículo por controle remoto. A vantagem é permitir ao motorista manobrar à distância em vagas perpendiculares muito estreitas, como acontece atualmente em inúmeras garagens de prédios residenciais, escritórios e shoppings, além de áreas públicas.

Pesquisas mostram que o tamanho dos carros aumentou até 25% nos últimos 40 anos, enquanto o espaço nas garagens e áreas de estacionamento muitas vezes permaneceu o mesmo.

"Com o estacionamento remoto, o motorista comanda o carro do lado de fora e tem uma visão muito melhor de todo o ambiente ao redor, o que dá muito mais segurança e tranquilidade, além de evitar ter de fazer malabarismos para entrar e sair do carro”, explica Ahmed Benmimoun, engenheiro de Segurança Ativa da Ford.

Sistema de estacionamento por controle remoto começa a ser testado
Sistema de estacionamento por controle remoto começa a ser testado

Tecnologias avançadas

O estacionamento remoto se baseia em duas tecnologias avançadas: o estacionamento automático já disponível em carros atuais da marca, como o Focus, e o estacionamento totalmente automático, equipamento de próxima geração que controla a direção e o engate de marchas para frente e ré, ao comando de um botão. Sensores de radar são usados para monitorar a distância em relação aos outros veículos e obstáculos.

O novo recurso vai ajudar a otimizar o espaço em estacionamentos e áreas urbanas. Com ele é possível parar o carro em vagas apertadas que, de outro modo, não permitiriam ao motorista abrir a porta para se movimentar. Por meio do controle tipo chaveiro, o motorista pode ligar o motor e engatar as marchas remotamente, enquanto acompanha a direção ser manobrada de modo automático do lado de fora.

O vídeo abaixo mostra essa solução prática que aproveita melhor o espaço. O sistema funciona com um conjunto de tecnologias semiautônomas que a Ford está desenvolvendo, dentro do seu plano global de inovação para a mobilidade.

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