A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 18 de Novembro de 2018

26/11/2012 14:03

“Black Fraude”: a tentativa frustrada de imitar os americanos

Por Acácia Lima (*)

Na última sexta-feira, dia 23, milhares de brasileiros se encheram de expectativas para obterem descontos e oportunidades de compra na Black Friday - imitação do evento norte-americano conhecido mundialmente por sua queima de estoques com descontos arrasadores. Entretanto, por aqui não foi bem isso o que ocorreu, tanto que o evento ficou conhecido nas redes sociais como "Black Fraude".

Impossibilidade de acesso a sites, maquiagens de preços, promoções erradas e oportunismo foram apenas alguns dos problemas que tiveram que ser suportados por aqueles que acreditaram que a Black Friday do Brasil seria algo confiável. Os consumidores, por sua vez, usaram o Facebook e o Twitter para denunciar abusos e demais tentativas de enganação por parte dos empresários brasileiros.

O Black Friday foi criado nos EUA para que as empresas pudessem "queimar" seus estoques, jogando produtos antigos a preços realmente convidativos, fazendo com que o comércio incrementasse suas vendas e pudesse receber os novos produtos visando o Natal.

No Brasil isso evidentemente não ocorreu, sendo a data tratada apenas como mais um dia de liquidações, o que contribuiu para promoções falsas e descontos tão tímidos quanto ilusórios. Além disso, várias promoções foram feitas por restaurantes e até empresas de assistência médica no Black Friday. Ora, o que estas promoções têm a ver com queimas de estoque?

Analisando as ocorrências observadas no Black Friday, a verdade é que duas grandes lições podem ser aprendidas: a primeira é que há um enorme potencial do Black Friday no Brasil para quem respeitar o consumidor e realmente entender e aplicar o conceito deste dia. A segunda é que, felizmente, com as mídias sociais ficou muito mais fácil patrulhar e divulgar empresas gananciosas e sem a mínima preocupação com o consumidor.

Dessa forma, acredito que a próxima edição do Black Friday seja melhor do que a deste ano, e que o consumidor brasileiro, através do recente poder de denúncia conquistado nas redes sociais, seja respeitado de uma forma cada vez mais próxima do ideal.

(*)Acácia Lima é jornalista e diretora da YellowA, agência especializada em mídias sociais.

O espaço do negro no mercado de trabalho
É comum as pessoas usarem a seguinte frase: “somos todos iguais e todos temos as mesmas oportunidades.” Depende de como e de que lado você está fazen...
Lina Tâmega Peixoto: uma grande escritora da literatura brasileira
Historicamente, as mulheres presentes na literatura brasileira sempre contribuíram enormemente para a cultura do país. Uma delas é Lina Tâmega Peixot...
Por que o Brasil não está caminhando para a expansão da Internet?
A privatização do Sistema Telebrás, em 1998, foi o embrião para as empresas investirem na universalização das redes de telecomunicação, tornando-se u...
Triste boa notícia
A leitura é um dos maiores prazeres da vida. Mergulhar fundo no mar de palavras de belezas naturais, que ficam maravilhosas quando juntadas com maest...


Ficou famosa esta frase nas redes sociais: "Black Friday Brasil: tudo pela metade do dobro!"
 
Ricardo Farias em 26/11/2012 17:06:53
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions