A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

23/05/2016 14:47

A Alemanha nos deu o recado

Por Zair Candido de Oliveira Netto (*)

Semifinal da Copa do Mundo de 2014, Mineirão lotado, um passo da final, com a mão na taça, sonho do hexa, hegemonia de títulos, final no Maracanã e muita expectativa do povo brasileiro. Porém, esquecemo-nos de uma Alemanha no caminho... 7x1: o maior vexame de todas as copas do mundo na história do futebol mundial.

A Seleção Brasileira pós 7x1 é outra para o mundo do futebol. Estes 7x1 foram a gota d’agua para as decisões equivocadas da CBF. Como uma instituição com uma receita de meio bilhão de reais não organiza e profissionaliza o nosso futebol? Concluímos que administramos mal e não planejamos nada - muito por decisões equivocadas de pessoas não preparadas para a função, paradas no tempo, que não aceitam mudanças, que não delegam, que não planejam e que não conseguem analisar o ambiente externo, verificando as oportunidades e as ameaças do mercado do futebol. A Seleção da Alemanha deu o recado para o Brasil e parece que não aprendemos a lição.

Quase no aniversário de dois anos dos 7x1, estamos em sexto lugar nas eliminatórias para a Copa de 2018. Será que a CBF vai presentear o povo brasileiro com a desclassificação do Brasil? Outro vexame mundial e mais uma histórica marca negativa para o futebol brasileiro. Continuamos cometendo os mesmos erros do passado, colocando pessoas despreparadas à frente da Seleção Brasileira. Estamos sem comando, sem alguém que possa realmente fazer a diferença. Porém, como a CBF está um caos administrativo e judicial, me parece que preferem morrer a se entregar - e aí todo povo apaixonado pelo futebol brasileiro morre junto... definitivamente, não merecemos isso.

Em setembro, vamos a mais uma rodada das eliminatórias 2018 - jogamos com o líder Equador, fora de casa e com a Colômbia no segundo jogo. Hoje, a Colômbia está em quinto lugar, mas pode enfrentar o Brasil posicionada na segunda colocação, pois joga uma rodada antes em casa com a última colocada, a Venezuela.

O cenário não é bom para o que temos apresentado. Escutamos de tudo: que os jogadores não têm comprometimento, falta de treinamento, problemas psicológicos, pois a equipe sente a pressão dos adversários e não consegue jogar.. ora, esses jogadores da nossa Seleção estão acostumados a grandes pressões e sabem muito bem o funcionamento de sistemas táticos, pois jogam no futebol mais competitivo do mundo. O que falta mesmo na CBF é mudança, é aceitar que necessitamos de pessoas capacitadas em todos os setores, sem ficar com melindres de que não gosta de fulano ou ciclano.

O Brasil tem pessoas competentes para comandar o futebol brasileiro. Infelizmente, acredito que a máquina administrativa só saia do poder com uma desclassificação para o próximo mundial. Não há como obter sucesso com um modelo de gestão ultrapassado - a Alemanha nos deu o recado. Será que em setembro teremos novidades? Talvez seja tarde para uma recuperação.

Estaremos com 44% da competição realizada. Isso dá uma boa amostra do resultado final. Clamo à CBF para não nos dar um vexame maior que os 7x1... a desclassificação para a Copa do Mundo de 2018. O povo brasileiro não merece isso.

(*) Zair Candido de Oliveira Netto é coordenador de Educação Física da Universidade Positivo.

ICMS e agrotóxicos: um exemplo de lucidez em meio ao caos
O amplo conjunto de ações impostas em 2019 por governantes brasileiros no sentido de fragilizar a proteção ao meio ambiente não tem paralelo na histó...
Compliance: benefícios práticos nas empresas
Um dos principais patrimônios de uma organização é, sem dúvidas, sua reputação, que pode ter impacto tanto positivo como negativo nos negócios. Indep...
Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions