A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 25 de Junho de 2018

18/09/2015 14:48

A escola de hoje a partir da encíclica do Papa Francisco

Por José Carlos Pereira (*)

Um dos assuntos mais comentados na atualidade é a questão ecológica, mas, infelizmente quando se fala intensivamente sobre o tema, este acaba banalizado. A ecologia não deve ser apenas comentada, é preciso vivenciá-la, “encarná-la” em nosso ser.

A preocupação com a natureza deve fazer parte do nosso constitutivo diário. Nesta perspectiva, o Papa Francisco escreveu a encíclica “Laudato Si”, Louvado sejas...!, um documento que fez o mundo repensar o tema como questão essencial e necessidade para todos os habitantes da “casa comum”, como destaca o pontífice.

O papa analisa a situação ecológica a partir da atualidade, relacionando-a com a Sagrada Escritura, levantando o cerne do problema com uma solução a partir de uma “ecologia integral”, onde a sociedade como um todo (economia, política, cultura), em diálogo, é responsável e isto a partir de uma educação e espiritualidade eficazes.

O papa Francisco não apresenta grandes propostas de mudança, pelo contrário, de um jeito simples e modesto, apresenta a solução a partir de realidades pequenas e concretas, pois sabe que a mudança deve acontecer a partir do comprometimento de cada pessoa.

O cuidar do mundo precisa ser um novo modo de ser. Cristãos que dizem acreditar em Jesus e ao mesmo tempo prejudicam o meio ambiente, estão longe de vivê-Lo.

Costumamos jogar a culpa a terceiros, sempre o problema é do governo ou outras instituições. Claro que estes possuem uma responsabilidade social importante, mas a maior mudança passa necessariamente pela conversão pessoal de cada ser humano.

São atitudes diárias e simples que farão a diferença. Se pequenos gestos passarem a fazer parte da vida, teremos uma “ecologia integral”, pois nada prejudicará a vida do outro - aqui como sinônimo de todas as criaturas (homem, plantas, rios, animais etc.).

Qualquer ação negativa relacionada à natureza que o ser humano faz reflete de maneira significativa na vida do planeta. E este “pecado social” não é reparado apenas com um pedido de perdão, mas sim com algo concreto. A mensagem de Francisco não é apenas para católicos, mas sim para todos os homens e mulheres que desejam viver e conviver de maneira harmoniosa.

Por isso a importância da educação neste processo. Educadores precisam entender melhor seu papel, de não apenas problematizar a questão ambiental, mas mudar o “jeito de ser” das crianças e jovens.

Uma escola cristã que não colaborar com a mudança do jeito de ser dos alunos em relação à ecologia, não cumpre o seu papel na educação. Pode ser uma excelente empresa educacional, mas não será uma escola de valores com princípios humanos. A mensagem de Francisco não é para ficar na encíclica, pois o mundo necessita de atitudes urgentes.

Nós educadores Maristas, com um jeito próprio de ser, por meio de projetos pedagógico-pastorais, edificamos uma cultura e espiritualidade ambiental, para que a escola torne-se, de fato, parte integrante da “casa comum”, do respeito, diversidade e cuidado com todos. Uma escola que não seja ecológica, não é uma escola de Jesus Cristo.

(*) José Carlos Pereira, coordenador de pastoral do Colégio Marista Criciúma.

A corda arrebenta para todos
Ao pensar na África, geralmente formamos imagens com exuberância de recursos naturais. Falta de água nos remeteria aos desertos daquele continente, e...
Os três pilares do aprendizado
A educação brasileira passa por um profundo processo de transformação com a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular. Precisamos estar pron...
O país onde tudo é obrigatório
Nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra, as regras ou são obedecidas ou não existem, por que nessas sociedades a lei não é feita para explorar ...
Universidade pública e fundos de investimento
  A universidade pública não é gratuita, mas mantida pelos recursos dos cidadãos. E por que a Constituição brasileira escolheu determinar esse tipo d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions