ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

A importância de conquistar a ISO 14001

Por Michel Klaime Filho (*) | 23/04/2016 09:07

Empresas e instituições do mundo todo buscam implantar um sistema de gestão ambiental, visando melhorar seu desempenho e reduzir ao máximo o aspecto ambiental das atividades humanas na natureza.

Isso não acontece por acaso. No mundo competitivo atual, as práticas sustentáveis representam diferencial substantivo em favor das corporações. Por isso, é primordial identificar, priorizar e gerenciar os riscos ambientais como parte das práticas e controles rotineiros.

Essa necessidade exige que as empresas estejam comprometidas não só com o atendimento aos requisitos legais, mas com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas de seus processos.

Um dos caminhos para um bom desempenho da organização nesse sentido é o desenvolvimento de um Sistema Integrado da Gestão de Qualidade e Meio Ambiente.

O Sistema Integrado da Gestão de Qualidade e Meio Ambiente da CCR MSVia atende às exigências das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em especial a duas normas: a NBR ISO 14001 e a NBR ISO 9004.

A NBR ISO 14001 estabelece os requisitos a serem atendidos pelas Organizações para implantar e aprimorar um sistema da gestão ambiental.

A NBR ISO 9004 fornece orientação para a organização alcançar o sucesso sustentado através da satisfação dos usuários, de forma balanceada e a longo prazo.

O Sistema Integrado da Gestão de Qualidade e Meio Ambiente só funciona de verdade se todos os membros da organização estiverem comprometidos com a sua realização.

Nesse contexto, é primordial identificar e controlar todos os aspectos ambientais que envolvem a atuação da instituição ou empresa. Aspecto ambiental é qualquer atividade, processo ou serviço que pode interagir com o Meio Ambiente.

É a partir desse diagnóstico de gestão que se desenvolvem programas para redução do consumo de água e energia elétrica, gerenciamento de resíduos, controle de erosão e assoreamento, tratamento de efluentes, monitoramento da fauna, controle de emissões atmosféricas entre outros programas.

Desde abril de 2014 temos trabalhado na CCR MSVia para cumprir rigorosamente as duas normas da ABNT (entre tantos outros requisitos legais e/ou contratuais). E para grande alegria da nossa equipe, acabamos de conquistar o Certificado da ISO 14001 e a Declaração de Conformidade da ISO 9004.

Essa conquista foi ratificada neste mês de abril por auditoria externa independente, realizada pelo Bureau Veritas Certification, organização multinacional que é líder mundial em serviços de certificação e avaliação de conformidade.

A comprovação do cumprimento das Normas abrange a Sede da empresa, em Campo Grande, além das bases operacionais, as praças de pedágio e as obras instaladas ao longo da BR-163/MS.

Essa não é uma conquista apenas da CCR MSVia, mas de todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Mais do que atender a uma exigência do contrato de concessão, estamos confirmando o compromisso do Grupo CCR com a gestão ambiental responsável e as práticas sustentáveis entre os sul-mato-grossenses.

Com essa conquista, estamos garantindo publicamente que os nossos processos e as nossas práticas são eficazes no sentido de assegurar o respeito ao Meio Ambiente e ao futuro das próximas gerações.

Afinal, não viemos apenas para recuperar, modernizar e administrar uma rodovia federal. Viemos participar ativamente do processo de desenvolvimento regional, criando condições de segurança e fluidez do tráfego e transformando a BR-163/MS em Rodovia da Vida.

Temos orgulho de ser uma empresa sul-mato-grossense.

(*) Michel Klaime Filho é gestor de Meio Ambiente da CCR MSVia, formado em Engenharia Civil com especialização em Gestão Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho, Produção e Qualidade.

Nos siga no Google Notícias