A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

22/11/2014 14:13

A mágica do Vale do Silício e a evolução empresarial no Brasil

Por Alencar Berwanger (*)

Vivemos um momento que requer ousadia, criatividade e muita iniciativa. Características de quem quer aprender cada vez mais, crescer pessoal e profissionalmente, obter sucesso e, de quebra, contribuir com o sucesso de todos à sua volta. Pode até parecer que isso só é possível com um pouco de mágica, mas estas características pertencem a quem reconhece que evoluir não é apenas uma questão de sorte, mas de planejamento, estudo, constante avaliação e muito comprometimento.

Uma empresa que busca produtividade, competitividade e inovação, vai enfrentar, em determinado momento, a necessidade de incrementar seus negócios. Ao estudar novos modelos, visitar outras empresas e instituições de ensino, conversar com clientes e profissionais de mercado, o empreendedor vai perceber que não basta buscar novas formas de evoluir, é preciso ir além, é preciso entender que apenas atender demandas ou buscar novos talentos não vai impulsionar a empresa rumo à perenidade. Ajuda, mas não resolve.

Visitei muitas empresas no Brasil e no exterior, inclusive no famoso Vale do Silício, berço das maiores empresas de tecnologia do mundo, e analisei ecossistemas de inovação, casos de sucesso, melhores práticas de Corporate Venture e modelos de atuação de Aceleradoras de startups. Então percebi que ousadia e iniciativa não levam a lugar nenhum sem um planejamento muito bem estruturado.

Localizado no coração da Califórnia, numa faixa de aproximadamente 60km do sul de San Francisco até o sul de San Jose, o Vale do Silício é o oásis do empreendedorismo mundial. Lá nasceram Apple, Google, Facebook, Intel, HP, Sales Force, eBay, Evernote, Twitter, Linkedin, Netflix, Yahoo e diversas outras empresas pequenas, médias, grandes e gigantes, B2B, B2C, B2B2C, de hardware, de software, que crescem espantosamente, que são rentáveis ou não, que são vendidas, compradas, fundidas, que fazem IPO, empresas que são líderes e referências em diversas indústrias e mercados globais.

E sabe como esses empreendedores evoluem? Ao desenvolver um novo negócio, eles pensam no impacto global desta ideia, mas iniciam sua atuação localmente. Em seguida, com planejamento e muito investimento de grandes empresários e outras companhias, escalam em alta velocidade. Serão algum dia empresas gigantes? Algumas sim, outras não. Muitas serão absorvidas e outras se transformarão em outros negócios ainda mais inovadores.

A lição que eu tirei dessas visitas? Pensar rápido, entender o mercado e apresentar ofertas flexíveis e inovadoras é essencial, sim. Talvez isso não seja novidade e não gere tanto impacto na sua percepção de evolução no mundo de negócios. O impacto acontece quando você se insere nesse ecossistema e passa a multiplicar seu aprendizado, seu negócio, sua liderança, seu sonho. As barreiras nas empresas, que antes eram sinal de proteção, hoje representam limitação ao crescimento e a necessidade de compartilhar conhecimento é essencial. Mas, como fazer? Abra espaço para que seus colaboradores possam inovar, receba e invista em ideias do mercado, amplie seu leque de possibilidades de lançamento de novas ofertas com programas de empreendedorismo internos e externos. Sonhe grande, planeje e, principalmente, aja. Decidir é importante, sim, mas não é a decisão que transforma um sonho em realidade, é a ação. Por isso, acredite em você e aja. A mágica acontece, você vai ver.

(*) Alencar Berwanger é diretor de Marketing e Produtos da Senior, uma das maiores desenvolvedoras brasileiras de sistemas de gestão que no dia do Professor lançou um programa inédito de aceleração de startups para ver a mágica acontecer.

ICMS e agrotóxicos: um exemplo de lucidez em meio ao caos
O amplo conjunto de ações impostas em 2019 por governantes brasileiros no sentido de fragilizar a proteção ao meio ambiente não tem paralelo na histó...
Compliance: benefícios práticos nas empresas
Um dos principais patrimônios de uma organização é, sem dúvidas, sua reputação, que pode ter impacto tanto positivo como negativo nos negócios. Indep...
Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions