ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Artigos

A mulher na história sul-mato-grossense

Por Heitor Freire (*) | 12/08/2013 13:41

Tendo como tema o título deste artigo, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, realizou o seu 8º Seminário de Desenvolvimento Institucional, nos dia 5 e 6 últimos. Foram momentos vividos com muita emoção e alegria.

Quando a Vera Tylde de Castro Pinto, diretora executiva do Instituto, propôs o tema, de imediato percebemos as dificuldades que teríamos para escolher as pessoas que seriam homenageadas tantas e significativas são e foram as mulheres que fizeram a diferença em nosso estado.

A realização teve como objetivo iniciar o resgate da participação da mulher na nossa história, que sempre foi muito rica e poucas vezes reconhecida. Assim, no programa constavam palestras, depoimentos e uma homenagem à professora Maria da Glória Sá Rosa, um dos grandes ícones da nossa cultura.

O seminário começou com uma apresentação artística do Centro de Arte Viva, iniciando pelo hino de Mato Grosso do Sul, interpretado pela soprano lírica Clarice Maciel, mulher das mais destacadas em nossa cultura, tendo inclusive, cantado a Ave Maria para o papa João Paulo II, em visita ao Vaticano em 2008.

A seguir, Clarice homenageou Chiquinha Gonzaga, mulher símbolo da história nacional pela sua participação nas artes no fim do século 19 e começo do século 20, interpretando de sua autoria, Lua Branca. Chiquinha Gonzaga foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Foi também participante ativa pela libertação dos escravos e pela proclamação da República. A apresentação musical teve como tecladista o maestro Nillo Cunha que também regeu o Coral Arte Viva.

A palestra do presidente do Instituto professor Hildebrando Campestrini versou sobre a atuação histórica da mulher em Mato Grosso do Sul. O escritor e associado do Instituto, Samuel Xavier Medeiros homenageou a mulher do século XIX na pessoa de Senhorinha Barbosa, mulher histórica da Guerra da Tríplice Aliança que foi também mulher do Guia Lopes da Laguna.

O professor Paulo Cabral, também associado efetivo, discorreu sobre a vida e a obra educacional de Oliva Enciso, educadora emérita, criadora da Sociedade Miguel Couto dos Amigos do Estudante, do Ginásio Barão do Rio Branco, foi também a primeira vereadora de Campo Grande e primeira deputada do estado de Mato Grosso.

No dia seguinte constavam na programação o depoimento de três mulheres de destaque em suas atividades. Assim, Moreli Teixeira Arantes deu o seu testemunho e trabalho como produtora rural. A empresária Irany Caovilla, sobre a mulher no comércio e serviços e Márcia Raquel Rolón, vice-prefeita de Corumbá e presidente da Fundação de Cultura daquela cidade, falou sobre a mulher no terceiro setor. Todas elas foram generosas nas suas falas homenageando também mulheres na área de atividade de cada uma.

O professor Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura do estado, falou sobre arte e cultura, abrangendo a atuação de diversas mulheres daqui que se destacaram, como Lídia Baís, Conceição Ferreira, Conceição dos Bugres e Glauce Rocha.

Sobre esta artista nascida em Campo Grande e que teve grande expressão nacional no teatro, no cinema e na televisão, discorreu sobre a sua importância não só na sua ação profissional, mas também como defensora dos direitos da mulher, que foi sempre muito corajosa, nunca se deixou intimidar principalmente nos anos de chumbo do período da ditadura militar.

Lembrou também da escritora e poetisa Raquel Naveira, campo-grandense e que hoje brilha no cenário paulistano. Terminou fazendo uma apoteose sobre a professora Maria da Glória Sá Rosa que recebeu o título de associada emérita do Instituto.

A entrega do título para a professora Maria da Glória foi feita pelo também associado emérito, Francisco Leal de Queiróz, que foi passageiro de bonde junto com ela nos idos de 1949, quando ambos eram estudantes no Rio de Janeiro. O doutor Leal, em seu improviso, demonstrou com muita propriedade porque é considerado um dos maiores oradores do nosso estado.

Foi um evento de gala.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado.

Nos siga no Google Notícias