A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

30/11/2015 16:09

A vida com câncer de mama avançado

Por Maira Caleffi (*)

Existe vida após o diagnóstico de câncer de mama metastático. A doença, mesmo em sua fase mais avançada, não é uma sentença de morte. Trata-se, sim, de um forte adversário. Mas essa realidade está mudando graças às armas que temos para lutar contra o tumor. Hoje é possível viver anos a mais nessa fase da doença.

Mais tempo é o que queremos e o que precisamos garantir às pacientes com câncer de mama metastático. Existem casos em que a demora no acesso aos exames de imagem, como mamografia e biópsia, pode ser a causa do atraso na detecção do câncer de mama. Somente este ano, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima que sejam descobertos 57 mil novos casos de câncer de mama no País – é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, exceto o de pele não-melanoma.

Mais de 50% dos casos da doença no sistema público de saúde já são descobertos em estágios avançados. Em 30%, a doença progride para o estágio metastático. Vale reforçar que o diagnóstico precoce ainda é nossa melhor opção para curar o câncer de mama. Mas não podemos esquecer das pacientes metastáticas.

O fato é que muitas mulheres vivem com câncer de mama metastático e pouco se fala sobre isso. Recente pesquisa do Instituto Datafolha revelou quase metade dos brasileiros desconhece a doença.

Como instituições representantes dos pacientes e defensores dos seus direitos, lutamos para dar às mulheres mais tempo para viver. Isso só é possível se elas tiverem acesso aos tratamentos adequados. O avanço científico viabilizou novas linhas de tratamento contra o câncer – por exemplo, os medicamentos que atacam prioritariamente as células tumorais.

Infelizmente, o acesso a esses tratamentos é limitado, principalmente para as mulheres atendidas pelo sistema público de saúde. Ao contrário dos estágios iniciais, em que o SUS oferece terapias-alvo para alguns tipos da doença, na fase metastática, é disponibilizada apenas a quimioterapia, sem respeitar as características específicas da célula tumoral. Ao médico cabe a responsabilidade de informar à paciente que, embora existam tratamentos mais adequados, estes não estão disponíveis dentro do sistema público, condição estabelecida no código de ética médico. Em muitos casos, essa informação não chega à paciente.

Entendemos o desafio da saúde pública no Brasil e a necessidade de atender as várias patologias da população que depende do SUS. Também entendemos a necessidade de fazer mais com menos. No caso do câncer metastático, a luta é pelo controle dessa doença por meio de terapias inovadoras. A cada dia que esperamos para discutir como tornar esses tratamentos acessíveis, mais mulheres perdem a luta contra o câncer de mama metastático.

O papel do SUS é atender à saúde dos brasileiros em qualquer etapa de uma doença, e não só quando podem ser curadas. Os avanços da medicina comprovaram que hoje é possível controlar o câncer de mama metastático. Precisamos dar essa chance para todas as mulheres. Nossa luta é contra a doença. Lutamos por mais tempo, mais oportunidades de ver o filho crescer, o neto se formar ou mesmo viver o sonho ainda não realizado.

(*) Maira Caleffi, presidente da Femama, e Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia

Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
Sem comunicação não há evolução
Os líderes do agronegócio hoje concordam que precisamos dialogar muito mais com a sociedade urbana, pois sem isso não teremos aderência nas necessida...
A Ciência e o desenvolvimento: o óbvio que deve ser lembrado
Um país só se desenvolve se tiver ciência sólida que se transforme em tecnologia empregada pelo setor produtivo. Isso tem sido sobejamente demonstrad...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions