ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Artigos

A vida é crise, então estude muito e sempre!

Por Ruy Chaves (*) | 28/01/2016 16:09

A vida é crise. Crise é um estado permanente de mudanças e as mudanças sempre trazem ameaças e oportunidades. Sabedoria significa transformar ameaças em oportunidades e é imprescindível ser outro a cada dia, afinal, nenhum dia é igual ao outro.

Não reconhecer oportunidades ou, pior, transformar oportunidades em ameaças, o que se percebe com frequência indesejada, é um indicativo da incapacidade de usar o pensamento como o mais importante instrumento de trabalho, o que expressa o pensar pouco ou desprezar o pensamento. Pensar para agir não dói e, normalmente, leva a excelentes resultados.

A crise pode gerar o caos, relação entre ameaças e oportunidades em que as ameaças são muito fortes e em que as oportunidades oferecem grandes riscos.

A vida é crise e caos. Portanto, em tempos sob velocidade de mudanças, compreender a vida em crise permanente é um ato de sabedoria. Arrancar os cabelos, viver se lamentando, chorar em desespero, enfiar a cabeça em qualquer buraco, se esconder debaixo do cobertor, fugir de tudo e de todos são comportamentos que indicam sabedoria zero, não solucionam crises e levam ao caos.

Menino, ainda, Míope Astigmático o meu nome, há cerca de 2.500 anos,em minhas longas conversas com meu Mestre, Sócrates – quanto ainda não consegui compreender – repetidas vezes ouvi: “Jovem Míope Astigmático, a coragem é a primeira virtude humana, porque permite as outras virtudes”.

Finalmente consegui compreender que a coragem é pilar para a vida e a esperança, imprescindível sempre e para tudo, até no fracasso. Porque o fracasso não pode ser a consequência da derrota,o fracasso não pode ser apenas o fracasso, nunca pode ser o fim. O fracasso tem que ser recomeço sempre, tem que impor sempre novas e melhores oportunidades de fazer, um fazer com mais motivação e sabedoria. O fracasso precisa ser uma forma importante de aprendizado e aprender com o fracasso do outro é sabedoria e dói muito menos do queno outro que fracassou.

Então, sim, o Brasil está em crise, mas a inflação, a recessão e o desemprego expressam o fracasso da ética, da política e da economia, não o seu fracasso. Daí, mais que sempre, coragem!Esteja sempre forte para superar as crises geradas pelo fracasso dos que estão à frente da economia e da política e que impactam tanto a sua vida. Esteja sempre forte para lutar pelo Bem Comum, para a garantia da ética de princípios e dos valores que fazem do animal homem um ser verdadeiramente humano.

Estude muito, estude sempre, não há melhor investimento. Como ensinou meu amigo Sun Tzu, se você se conhece e conhece seus inimigos está preparado para enfrentar cem batalhas. A crise pode ser inimiga mortal. Rompa com a sociedade do excesso, excesso de pessoas e de instituições que pensam e agem de formas similares, que somente têm para oferecer ao mercado o que o mercado já tem em excesso. Quem estuda por toda a vida está sempre preparado para enfrentar cem batalhas. Seja senhor de seu destino e não escravo de suas circunstâncias. Panta rei.

(*) Ruy Chaves é diretor da Estácio e da Academia do Concurso

Nos siga no Google Notícias