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Campo Grande, Sábado, 21 de Outubro de 2017

26/08/2014 13:46

Ainda vale a pena investir no mercado imobiliário?

Por Germano Leardi Neto (*)

Sim, definitivamente. Por mais que muitas notícias preguem a desaceleração do setor, esse mercado ainda está em alta e reservas boas oportunidades. Pensando nisso, listamos algumas dicas para quem pretende deixar um emprego e investir no ramo imobiliário. Afinal se você está cansado da rotina de ser funcionário e deseja empreender, abrir uma imobiliária pode ser a solução.

Entre as diversas vantagens do setor está o ritmo de crescimento, o avanço é quase sete vezes maior do que o PIB, além de contar com apoio estatal no crédito imobiliário. E não se trata de algo de momento. No futuro, por conta do alto déficit habitacional no país, o segmento deve continuar liderando entre os diversos setores da economia. De acordo com a pesquisa Déficit Habitacional Municipal no Brasil 2010, do Ministério das Cidades, há falta de, pelo menos, 7 milhões de unidades para habitação, sendo 85% delas em áreas urbanas. E construir esse tanto de casas e apartamentos não é algo que vai acabar logo. Muitas estimativas apontam para um mercado forte por pelo menos mais duas décadas.

Entretanto, antes de conhecer a fundo o mercado que pretende entrar, é preciso fazer uma avaliação da própria personalidade e reconhecer limitações. Para isso, seja sincero: você reclama do chefe, mas seria capaz de trabalhar sem supervisão? E, mais, está preparado para a possibilidade de ter oscilações no faturamento? Se respondeu não para essas perguntas, faz mais sentido que o seu destino esteja em ficar na sua zona de conforto como um funcionário.

Responder perguntas como essas são fundamentais para não se arrepender depois. O dono de uma imobiliária se envolve integralmente no trabalho, precisa ser arrojado e entrar de cabeça no setor. E, o mais importante, precisa saber vender.

O seu perfil é empreender mesmo? Então, saiba que não adianta nada apresentar os pré-requisitos para uma carreira no mercado imobiliário se você não sabe enxergar as melhores oportunidades. E isso tem muito a ver com a região em que você vai investir.

Pesquise muito e faça uma lista dos bairros que têm recebido mais lançamentos ou que possuem grande procura para compra ou aluguel. Além disso, descubra por que as pessoas querem morar e trabalhar nessas regiões. Entendendo o mercado, você pode enxergar uma boa oportunidade a médio prazo em determinada região e chegar nela antes do que todo mundo.

Entender o mercado também envolve conhecer os hábitos dos novos clientes. Por exemplo, nem todo mundo sai da casa dos pais para formar uma nova família. Cada vez mais, os jovens procuram uma nova casa para morar sozinhos ou dividir com amigos. Não é à toa que os apartamentos de um dormitório estão em alta por aqui.
Participe de eventos focados no mercado imobiliário, faça cursos e se especialize. Nesse caso, estudar o Direito Imobiliário é importante para não ter problemas com a Justiça e para construir uma imagem ética e transparente do seu negócio.

E opções para estudar não faltam. Além de cursos profissionalizantes, algumas universidades já oferecem a graduação em Tecnologia em Negócios Imobiliários e pós-graduação em Direito Registral Imobiliário ou em Real Estate. E o melhor de tudo: se você não tem tempo para ir até a instituição, é possível estudar a distância. Além de estudar, aproveite os cursos e eventos para criar uma extensa rede de contatos profissionais. Quem sabe você não conhece um bom profissional lá para formar a sua equipe.

Para quem quer entrar nesse lucrativo setor, a franquia imobiliária é o caminho mais simples e seguro, dispensando até experiência ou conhecimento prévio na área. O modelo ainda é pouco conhecido no Brasil, mas no exterior as franquias imobiliárias já fazem sucesso há décadas. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos elas representam mais de 89% do mercado imobiliário. Um franqueado do setor imobiliário tem acesso a um banco de dados com milhares de imóveis captados por toda a rede, recebendo ainda todo o suporte e capacitação para vender com mais eficiência. Pondere tudo isso e analise se este é o mercado certo para você.

(*) Germano Leardi Neto é diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi.

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