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Avalie bem a cultura da pessoa ou empresa que pretende estabelecer uma relação

Por Dante Farias (*) | 24/09/2018 13:56

Segundo os dicionários, a cultura é o conjunto de conhecimentos, informações e valores adquiridos, que instruem o indivíduo, o grupo ou a sociedade, conforme uma perspectiva num processo de evolução. Pode significar instrução, saber ou estudo. E ainda, um sentido de apuro, perfeição e cuidado. Finalmente, quase todos trazem o sentido figurado de aplicação do espírito a determinado estudo ou trabalho intelectual.

Quando iniciamos uma relação profissional quer seja na condição de funcionário, prestador de serviços, fornecedor, cliente, parceiro ou sócio é de extrema importância avaliar qual é a cultura que essas pessoas ou empresas possuem. Se isso não for bem avaliado previamente é provável que termine da forma que menos se espera, mas se bem avaliado poderá se tornar uma relação duradoura e prazerosa. A seguir, vamos abordar alguns dos principais pontos a serem avaliados sobre este ponto para que se tenha uma relação que cumpra na íntegra os objetivos aos quais se propõe.

O primeiro e importante ponto é identificar qual o conjunto de conhecimentos, informações e valores que instruem o indivíduo, o grupo ou a sociedade empresarial com as quais pretende estabelecer algum tipo de relação. É necessário avaliar se, os valores daqueles com quem busca se relacionar profissionalmente, entram em conflito com os seus. Por mais financeiramente viável que pareça, caso condene profundamente condutas ou posicionamentos, isto será um problema. Conforme definido pelos dicionários, ainda que numa perspectiva de evolução, ou seja, ainda que tal pessoa ou empresa esteja buscando corrigir aquilo que você condena isto certamente ainda será um fator de conflito em alguma etapa dessa relação profissional.

O segundo ponto, avalie se você deseja ter sua imagem associada com quem pretende estabelecer tal relação, se a sua capacidade intelectual e nível de instrução estão devidamente alinhados com as práticas e tendo o mesmo sentido e propósitos. Este é um ponto que precisa se avaliar, pois uma vez que iniciada essa relação pode ter uma sensação de estar regredindo profissionalmente, isto pode te parecer insuportável.

Avalie se o sentido de perfeição e cuidado que aplica ao que faz é o mesmo daqueles que busca estabelecer relação em sua vida profissional. Pense nisso em relação à qualidade dos produtos e serviços, a forma de atendimento pós-venda e ações sociais por exemplo. Pense se teria orgulho de dizer a familiares e amigos que será parte de tudo que tal pessoa ou empresa realiza. Finalmente, avalie se vê como dizem os dicionários o sentido figurado de aplicação do espírito a determinado trabalho intelectual dentro dessa relação, algo que não se consegue traduzir em palavras, mais internamente te estimulará além de aspectos financeiros.

Em resumo, avalie bem a cultura da pessoa ou empresa com quem pretende estabelecer uma relação, verifique se valores estão alinhados, avalie se terá prazer em dizer que é parte daquilo que tal pessoa ou empresa realiza, isto certamente determinará a qualidade e duração dessa relação profissional.

(*) Dante Farias é o especialista é administrador de empresas, consultor e conselheiro empresarial.

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