ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Business partners um profissional em ascensão

José Roberto de Souza Freire (*) | 03/06/2020 15:59

No dia 25 de maio 2020 escrevemos um artigo neste jornal a respeito do desafio do empreendedorismo nos negócios na pandemia Covid-19. Chegou uma pergunta interessante. Qual o profissional que faz frente a esse desafio?  Ulrich (1998)  em seu livro Human Resource Champions (Os Campeões de Recursos Humanos) traça uma estrutura de competência requerida para um profissional estratégico em Recursos Humanos em que as habilidades técnicas (relacionadas ao conhecimento em estratégias e finanças) quanto as sociais (relacionadas à capacidades de influenciar pessoas e à liderança) são componentes importantes na formação deste profissional, frente aos desafios de negócios.

Após apontar estes atributos, Ulrich e outros (2017) reconhece que o mercado está mudando e exercendo influência sobre as decisões da organização no relacionamento e compartilhamento nos negócios com pessoas e grupo, uma palavra-chave é parceria. Assim em um ambiente de desafios nos negócios, o mercado clama e impõe uma nova reconfiguração e emerge uma oportunidade ao profissional chamado de Business Partners, redefinindo o papel estratégico na Gestão de Pessoas nas organizações empresariais.

O Business Partners se assenta sobre quatro pilares, com base numa orientação estratégica de pessoas, quais sejam: foco cotidiano e operacional, no qual envolve construir uma infraestrutura comum de serviços internos, para isso a empresa dever descrever e desenhar seus macroprocessos e processos internos, conhecido também como a logística interna; foco na melhoria e capacidade de aprendizagem contínua que é de ouvir e responder a necessidade da empresa juntos aos seus clientes e negócios; foco no estratégico realizando um diagnóstico organizacional e estabelecendo plano de ação com foco nos resultados das metas e em última estância, foco na mudança com a perspectiva de gerar valor aos clientes e acionistas.

Esse profissional atua como um consultor interno na organização, procurando atuar de forma estratégica e conjunta com os diversos especialistas da empresa, auxiliando na busca por soluções estratégicas, que as áreas e ações de negócio devam caminhar juntas frente aos desafios e aos resultados esperados da organização.

Você pode perguntar, mas os especialistas e os líderes já não tinham que dominar esses propósitos organizacionais, a resposta é sim, deveriam, mas as atividades operacionais tomam conta do seu tempo e os líderes ou especialistas passam a ver a realidade que envolve seu trabalho e não o todo. E o Business Partners é um especialista ligado diretamente a Direção da Empresa com o objetivo de alinhar todos os setores e executores dos processos, para gerar o alcance da missão e visão da empresa mantendo sustentável e competitiva nos negócios.

(*) José Roberto de Souza Freire é professor universitário e doutor em administração – joserobertofreire@gmail.com

Nos siga no Google Notícias