ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Campo Grande News e os 20 anos de vanguarda no jornalismo de MS

Por Oscar Ramos Gaspar (*) | 04/03/2019 06:30

Os 20 anos do Campo Grande News assinalam importante conquista do jornalismo sul-mato-grossense e da própria sociedade estadual, beneficiária direta da informação de qualidade. No mundo da mídia não é incomum que veículos comemorem duas ou mais décadas.

Incomum, e digno de celebração, é que tratamos aqui de um jornal que, pioneiro na área digital, perfaz uma trajetória de crescente sucesso editorial, resultado da prática cotidiana de um jornalismo independente e de compromisso absoluto com a confiabilidade da notícia, encarada como produto de primeira necessidade para a formação da consciência crítica da sociedade.

Para uma ideia sobre o extraordinário desafio de fazer jornalismo corajoso e inovador ao longo de duas décadas, neste 4 de março contam-se 7.300 dias de ininterrupto empenho do Campo Grande News em desentranhar das torrentes de informações – e até de “desinformações” subordinadas a interesses obscuros – o que de fato
interessa ao leitor.

Nestes tempos em que mídias sociais são frequentemente manipuladas, como pretensos veículos de comunicação, confundindo os incautos com as famigeradas fake news, a seriedade editorial e a objetividade da informação que o Campo Grande News disponibiliza a seus leitores confirmam-se com instrumento social confiável, de que o cidadão faz uso para se posicionar diante das circunstâncias socioeconômicas, políticas, culturais e humanas. Por este ângulo, a história construída pelo Campo Grande News em duas décadas de jornalismo assentado na qualificação profissional de seus repórteres, editores e colunistas, assim como na contínua adoção de suportes digitais de vanguarda, conferem a sua produção editorial alto valor agregado: tradição de confiança e absoluta sintonia com avanços tecnológicos que facilitam o acesso à informação em diferentes plataformas.

Como velho jornalista – a expressão tenta disfarçar que sou, irremediavelmente, um jornalista velho – então aferrado à mídia impressa, há vinte anos testemunhava o ânimo que movia meu amigo Lucimar Couto, companheiro de jornadas e jornais, na gênese do Campo Grande News. Confesso que aquilo de ‘jornalismo online’ me parecia, então, algo tão distante quanto abstrato.

Em pouco tempo, aquele pequeno grupo de jornalistas, capitaneado por um Lucimar intransigente com a informação objetiva e o texto correto, começava a dar o que falar. Melhor dizendo, começava a mexer com as velhas estruturas da mídia tradicional, que teimava em ignorar – ou menosprezar – a revolução tecnológica que se anunciava.

Desde então, o Campo Grande News cresceu e se consolidou como veículo de comunicação de primeira ordem, posicionado entre os meios nacionais online de maior audiência, aferida por respeitáveis instituições independentes.

Como velho escriba, tenho orgulho de ter visto o Campo Grande News nascer. Nasceu pequeno, porém filho do grande sonho deste jornalista essencial que é Lucimar Couto. Por isso, chega aos 20 anos com o vigor da juventude que lhe confere a lúcida força de um jornalismo de vanguarda, e com a experiência construída com independência editorial e fé absoluta no poder transformador da informação imparcial.

Portanto, aos seus 7.300 dias, o Campo Grande News não é velho nem novo, é contemporâneo. E aí reside a sua orgânica conexão com futuro.

Que Lucimar e sua equipe constroem no presente com jornalismo de vanguarda. Pronto para avançar os próximos vinte anos.

(*) Oscar Ramos Gaspar é jornalista.

Nos siga no Google Notícias